Seis navios da temporada brasileira de Cruzeiros Marítimos passaram o Ano Novo na Argentina e no Uruguai. Ao todo; levaram 12.881 turistas para assistir à queima de fogos em Buenos Aires e em Punta del Este. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – Abremar; esse número representa 30;9% do total de 41.796 pessoas que viajaram a bordo dos 19 roteiros disponíveis para o Réveillon 2010/2011. De acordo com a média de gastos em temporadas anteriores – cada turista gasta R$ 200 por dia – os destinos receberam; somente entre os dias 31 de dezembro e 01 de janeiro; R$ 5;15 milhões.
Outros seis navios incluíram o Nordeste em seus trajetos; levando 14054 turistas – número que representa 33;62% do total. Dentre esses seis navios que passam pelo Nordeste; três permaneceram na região para a noite de Réveillon: um em Ilhéus e dois em Salvador – no total; estes três roteiros abrigaram 6567 cruzeiristas em mares nordestinos na virada 2010/2011. Os demais navios passaram a virada do ano em Copacabana; Búzios; Ilhabela; ou navegando entre um destino e outro.
A Temporada de Cruzeiros começou em outubro último e irá até maio de 2011. São 415 roteiros e a estimativa é de que sejam transportados 884 mil cruzeiristas nos 20 navios. Para orientar os viajantes; o Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura e Operações da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) elaborou o Guia para Cruzeiristas; que informa sobre a documentação necessária aos brasileiros nas viagens nacionais; em cruzeiros na América do Sul e nos roteiros internacionais. Validado pela Receita Federal e pela Polícia Federal; o Guia é entregue por meio da agência de viagem a quem comprar um cruzeiro.
