Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

MSC lança programa de proteção aos corais

O programa está pronto para prosseguir com a pesquisa e a implementação local, com impactos significativos para a conservação e restauração de corais em todo o mundo.

O programa está pronto para prosseguir com a pesquisa e a implementação local, com impactos significativos para a conservação e restauração de corais em todo o mundo.

A MSC Foundation assinou acordos com universidades americanas para a implementação do Programa Super Coral em 2021. Isso marca o início do programa que a fundação concebeu junto com um painel de especialistas, como resposta urgente à emergência em relação aos recifes de coral que se aproximam da iminente extinção, devido às mudanças climáticas e poluição.

Os acordos foram assinados com a University of Miami Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science e com a Nova Southeastern University (Flórida). Usando uma abordagem combinada (virtual e presencial na Ocean Cay, nas Bahamas), o programa de estágio apoiará as atividades de pesquisa e desenvolvimento.

O programa, que terá duração até 2024, visa pesquisar, desenvolver, testar e refinar métodos para reverter o declínio dos recifes de coral nos 165 km2 de reserva marinha em torno da Ocean Cay, sendo pioneiro na reconstrução de recifes de coral danificados com espécies de coral que são mais resilientes às ameaças ambientais como a poluição e o aquecimento do oceano.

Pierfrancesco Vago, Presidente do Comitê Executivo da MSC Foundation, do Grupo MSC, comentou: “Esta parceria marca um importante passo em nosso compromisso de implementar um programa de conservação marinha para reverter o declínio acentuado dos recifes de coral em todo o mundo, que ameaça um quarto de toda a vida marinha. O oceano está em nosso DNA, e é por isso que o Programa Super Coral é mais do que uma iniciativa local para proteger e restaurar os recifes de coral ao redor da Ocean Cay e da Flórida. Ele é projetado para construir uma expertise única no estudo e prática da resiliência de corais, desenvolvendo um modelo que pode ser replicado com sucesso em todo o mundo.”

Os recifes de coral estão entre os mais diversos ecossistemas do mundo, servem como alimento e recurso econômico para meio bilhão de pessoas e protegem as comunidades litorâneas de tempestades e erosão. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, os cientistas preveem que 70-90% dos recifes de coral estão correndo o risco de morrer nas próximas duas décadas (2030-2050).

David Smith, Professor de Biologia Marinha na The University of Essex e Chief Scientific Advisor do Conselho da MSC Foundation para o Programa Super Coral, enfatizou: “Nós somos constantemente bombardeados com avisos sobre o desaparecimento de recifes de coral em todo o mundo, e com razão. Há uma necessidade urgente de agir. Não há muitos casos em que você pode dizer que existe uma oportunidade real de fazer isso, então aqui temos uma verdadeira janela de esperança. Iniciar projetos colaborativos em grande escala que buscam fornecer soluções reais agora, representa nossa melhor chance de garantir um futuro para os recifes de coral e o sustento de milhões de pessoas que dependem deles”.

Receba nossas newsletters