Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

MSC Cruzeiros altera início da temporada para dezembro

MSC Preziosa chega ao Rio de Janeiro; temporada terá início em Santos

MSC Preziosa, que abriria a temporada, ainda está no Caribe

A MSC Cruzeiros modificou o início da temporada brasileira de cruzeiros 2020/21 para 19 de dezembro. A previsão inicial era iniciar a navegação no Brasil em 15 de novembro, com o MSC Preziosa, no entanto, a companhia optou por adiar os planos pelo fato de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não ter aprovado os protocolos de saúde e segurança para a temporada.

Atualmente, os protocolos para a realização de cruzeiros passam por uma análise técnica. Um documento enviado à Anvisa em setembro inclui todos os procedimentos de saúde e segurança, além de simulações de medidas tomadas em caso de infecções ou suspeitas de infecções a bordo. A necessidade de atestar a segurança e a eficiência dos protocolos em cada cenário demandou um trabalho mais detalhado. Pesa a favor da liberação da temporada o apoio de diversos ministérios a experiência bem-sucedida na retomada do setor no Mediterrâneo.

“Isso foi preciso devido a necessidade de um prazo mínimo, a partir do dia da aprovação final das autoridades, para organizar toda operação como, por exemplo, logística, mobilização e embarque de tripulantes e suprimento de provisões, além da implantação detalhada de seu robusto protocolo de saúde e segurança”, afirma a MSC em comunicado.

Como informado, uma das principais preocupações é a logística e mobilização de tripulantes. No momento, todos os navios contam com uma tripulação reduzida após a suspensão das atividades em meio a pandemia. Pelos protocolos, além de testes no país de origem, antes do embarque no navio e durante toda a temporada, os tripulantes ficarão em quarentena durante sete dias antes de estarem aptos a iniciar suas atividades em um cruzeiro.

Além da quarentena, a mobilização da tripulação ainda demanda um período de convocação, translado para o Brasil e de obtenção do visto de trabalho temporário, o que deve ser um dos pontos mais sensíveis desta preparação. Pela lei de migração (13.445/2017), não é necessário visto de trabalho temporário para quem ingressa no Brasil a bordo do cruzeiro. Mas neste caso, boa parte dos tripulantes chegarão por via aérea, o que torna o visto necessário.

PROTOCOLO

Os protocolos da MSC Cruzeiros, única empresa a operar na temporada, preveem testagem universal de passageiros e hóspedes, lotação máxima de 70% da capacidade dos navios, rastreamento de casos de infecção e saídas restritas às excursões da companhia.

Este é o mesmo protocolo que, após a aprovação das autoridades de saúde, segurança e transportes na Itália, Grécia e Malta, apoiou o reinício das operações da MSC Cruzeiros no Mediterrâneo desde meados de agosto. Na América do Sul, após as aprovações relevantes, a MSC Cruzeiros planeja operar três navios com embarques no Brasil durante a temporada 2020/2021.

A companhia contará com três navios, MSC Seaview, MSC Musica e o MSC Preziosa. Os dois primeiros se encontram na costa brasileira desde o fim precoce da última temporada. Já o Preziosa está em Ocean Cay, ilha privativa da MSC no Caribe.

TEMPORADA

O programa da temporada 2020/2021 da MSC Cruzeiros oferece uma grande variedade de cruzeiros de seis, sete e oito noites para o Nordeste, Argentina e Uruguai, além dos cruzeiros especiais de Natal e Ano Novo. Adicionalmente, quatro novos minicruzeiros estão programados para fevereiro de 2021 visitando as belas praias do Sul e Sudeste a bordo do MSC Seaview.

REMARCAÇÕES

Os cruzeiristas e agentes de viagens afetados pelo adiamento no início da temporada 2020/21 serão compensados por meio de créditos em cruzeiros futuros no valor da reserva que poderá ser utilizada em qualquer viagem da MSC Cruzeiros até 31 de dezembro de 2021. A companhia também concederá um crédito para ser utilizado a bordo no valor de US$ 100 por cabine, para cruzeiros até seis noites, e de US$ 200, para cruzeiros de sete noites ou mais.

Receba nossas newsletters