Na última segunda, dia 2, o MSC Fantasia recebeu a imprensa internacional em Nápoles, na Itália, com o objetivo expor as iniciativas de segurança e qualidade da armadora
em seus 11 navios, além dos já anunciados MSC Divina e MSC Preziosa, que
farão parte da frota em breve. Os executivos apresentaram um panorama completo sobre as medidas, procedimentos, equipamentos e dispositivos que, nos bastidores das embarcações, garantem aos hóspedes um cruzeiro inesquecível e muito seguro. Um dos pontos altos foi o detalhamento do sistema VP & MS (Voyage Planning & Monitoring System), utilizado para planejar e monitorar posições e os itinerários da frota em tempo real, com atualizações a cada dois segundos.
A rota detalhada dos navios é alinhada com o Comandante de cada navio antes do check in e, quando o cruzeiro é finalizado, o curso exato do transatlântico é automaticamente enviado para o Sistema de Informações Eletrônicas (ECDIS), no qual o trajeto é comparado com o que foi pré-definido. O software VP & MS também permite que o escritório da MSC Cruzeiros em Sorrento (Itália) receba informações detalhadas da frota, como a direção, velocidade e manobras adotadas por cada embarcação.
Especialmente desenvolvido pela armadora italiana e recentemente ampliado com a colaboração da Quality Positioning Services BV (QPS), uma companhia independente de design de softwares sediada em Zeist, na Holanda, o programa VP & MS é um dos inúmeros exemplos do constante esforço da MSC Cruzeiros em oferecer tecnologia de ponta em excelentes roteiros ao redor do mundo.
Rafael Massadar