Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

MSC Cruzeiros e Gasum fecham parceria de fornecimento de GNL e e-GNL renovável

unnamed 2 MSC Cruzeiros e Gasum fecham parceria de fornecimento de GNL e e-GNL renovável

Recentemente, o MSC Euribia realizou a primeira viagem de cruzeiro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa da história (Divulgação)

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC e a Gasum assinaram um acordo de longo prazo para o fornecimento de GNL ao novo navio da marca, o MSC Euribia, bem como uma Carta de Intenções com o objetivo de colaborar no fornecimento de e-GNL sintético feito com energia renovável. Tudo isso faz parte da estratégia da Divisão de Cruzeiros para atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa em suas operações marítimas até 2050.

Recentemente, o MSC Euribia realizou a primeira viagem de cruzeiro com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa da história, graças as reduções nas emissões permitidas pelo biogás liquefeito provido pela Gasum. O navio navegou por quatro dias de Saint-Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, e utilizou o bio-GNL com uma abordagem de balanço de massa, o método mais eficiente para o meio ambiente de utilizar os benefícios do biogás renovável.

A MSC Cruzeiros adquiriu mais de 400 toneladas de bio-GNL da Gasum. A companhia é a primeira operadora de cruzeiros marítimos a comprar o bio-GNL como fonte de combustível, que provou permitir reduções significativas nas emissões do ciclo de vida. E já haverá volumes significativos de milhares de toneladas de e-GNL a partir de 2026.

O uso de GNL praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre e emissões de particulados, reduz consideravelmente as emissões de óxido de nitrogênio e apresenta uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a tecnologia GNL usada a bordo permite que a MSC Cruzeiros mude, a qualquer momento, para biogás liquefeito totalmente renovável (bio-GNL) ou gás sintético (e-GNL), a fim de atingir reduções de emissões de gases de efeito estufa de até 100%.

“A parceria com a Gasum nos permitirá acessar combustíveis mais novos e mais limpos, necessários para tornar a navegação com zero emissões líquidas uma realidade. Precisamos de mais fornecedores como a Gasum para intensificar e apoiar nossa indústria com suas metas ambientais. Estamos prontos e ansiosos para adquirir mais desses novos combustíveis”, diz Linden Coppell, vice-presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.

Receba nossas newsletters