
Três transatlânticos, sendo eles o MSC Seaview, MSC Lirica e Costa Diadema, estão em negociação avançada para operarem como hotéis flutuantes durante a COP30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). A medida é coordenada pelo governo brasileiro, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP30) e da Embratur, como solução de hospitalidade frente à insuficiência da rede hoteleira local.
A cidade de Belém conta atualmente com cerca de 24 mil leitos, número insuficiente para atender às aproximadamente 50 mil pessoas esperadas para a conferência climática da ONU. Com a contratação dos navios, a expectativa é de adicionar mais de 11 mil leitos temporários. O custo estimado da operação gira em torno de R$ 260 milhões, mas, segundo a Embratur, o valor ainda não está confirmado oficialmente.
Ao M&E, a agência explicou que foi contratada pela SECOP30 para fornecer uma solução de hospitalidade eficiente, eficaz e econômica, atendendo à demanda internacional provocada pela realização do evento. O contrato prevê a oferta mínima de 2.750 cabines e 6 mil leitos, podendo ser ampliado. Parte dessa estrutura será obrigatoriamente destinada à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A SECOP tem compromisso de compra estimado em R$ 30 milhões para 600 cabines destinadas à ONU, com a possibilidade de adquirir outras 500.
Posicionamentos oficiais
A MSC Cruzeiros, em resposta ao M&E, confirmou que está “em contato com o Governo Federal para contratação relacionada a soluções de hospedagem para a COP30”, referindo-se à negociação dos navios Seaview e Lirica, mas não entrou em mais detalhes sobre o assunto. Fontes ligadas ao jornal, no entanto, afirmaram que o negócio já estaria fechado.
A Costa Crociere, operadora do Costa Diadema, também confirmou oficialmente as tratativas, mas ainda não apresentou detalhes:
“A Costa Crociere confirma que estão em andamento negociações com as autoridades competentes no Brasil para o fretamento do navio Costa Diadema como hotel flutuante durante a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém de 10 a 21 de novembro de 2025″.
Detalhes dos navios
MSC Seaview: um dos maiores navios da frota da MSC, com 2 mil cabines e capacidade para cerca de 5 mil hóspedes, além de estrutura completa com piscinas, teatro, cinema, cassinos, parque aquático, bares e restaurantes.
MSC Lirica: menor e mais compacto, tem capacidade para 2,6 mil hóspedes e oferecerá reforço na capacidade de hospedagem durante a COP30.
Costa Diadema: operado pela Costa Crociere, possui 1,8 mil cabines e 4,5 mil leitos, com infraestrutura que inclui spa, shopping center, academia, cinema e cassino.
Logística e mobilidade
Além dos navios, a organização da COP30 prevê um esquema especial de transporte, com ônibus fretados levando participantes até o Parque da Cidade, centro das atividades do evento. Estão em andamento obras como a construção de uma nova ponte em Outeiro, reforma do porto e melhorias viárias, que devem ser concluídas até setembro de 2025.
Compromisso do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já declarou que a COP30 será marcada pelas características do Brasil, reconhecendo os desafios logísticos, mas prometendo excelência na organização:
“Será uma COP com a cara de Belém, do Pará e do Brasil, mas será a melhor de todas.”
A confirmação oficial dos três navios como hotéis flutuantes pode ocorrer ainda nesta semana. O M&E seguirá atento as movimentações.