Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

QR Code facilita embarques e desembarques em cruzeiros no Porto de Santos

Privatização do Porto de Santos está entre as prioridades do governo. (Foto: divulgação)

Porto de Santos é o primeiro a aceitar o Pré-Cadastro Migratório em forma de QRCode (Divulgação)

Uma iniciativa conjunta da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros e Pullmantur desenvolveu uma nova tecnologia que visa facilitar o embarque e desembarque em cruzeiros internacionais. A inovação corresponde ao “Pré-Cadastro Migratório”, documento obrigatório para viagens internacionais, que agora pode ser preenchido com antecedência e levado ao embarque em forma de QRCode.

Por enquanto, a medida só está disponível para uso no Porto de Santos, mas a expectativa das companhias é de que a tecnologia se estenda para todo o Brasil. Antes, o documento precisava ser adquirido no site da Polícia Federal e levado em mãos. A nova tecnologia QRCode visa facilitar esse processo.

“Uma viagem tranquila e bem-sucedida começa com um bom planejamento e organização, e isso também envolve a documentação necessária para o embarque. Acreditamos que esse Guia facilite e estimule as pessoas a usarem essa tecnologia simples e eficaz, que está disponível a todos. Ter o documento preenchido e o QR Code gerado no próprio celular, ou até impresso, com certeza vai gerar uma economia significativa de tempo, que poderá ser aproveitado melhor entre todos os atrativos que uma viagem de navio proporciona”, disse o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz.

É importante ressaltar que é necessária muita atenção durante o preenchimento do documento, pois dados errados invalidam o formulário. Isso é válido inclusive para informações como as datas de saída e de entrada na embarcação. Outro informação importante é que o pré-cadastro pode ser feito com, no máximo, dois dias de antecedência à viagem e deve ser feito tanto para a ida, quanto para a volta.

O uso do QR Code não dispensa a necessidade de levar o passaporte ou RG originais emitidos nos últimos 10 anos. Outros documentos, como carteira de habilitação, OAB, entre outros, não são válidos. Menores de 18 anos continuam com as exigências de autorizações e documentos que devem ser apresentados aos agentes da Polícia Federal. Mais detalhes sobre a documentação necessária, acesse o “Guia de Boas Práticas para Cruzeiristas” da CLIA Brasil.

Como fazer

Para realizar o Pré-Cadastro Migratório e gerar o respectivo QRCode, é necessário que o viajante entre no site da polícia federal (http://www.pf.gov.br/) e busque pela aba imigração.

Em seguida, o tópico “Pré-Cadastro Migratório” poderá ser encontrado em “Principais Assuntos”. A página seguinte, no terceiro parágrafo do texto mostrará um link que levará o viajante até o formulário. Nele, o usuário poderá escolher o idioma em que prefere preenche-lo e deverá colocar as informações necessárias.

É importante ressaltar que o formulário só poderá ser preenchido por brasileiros maiores de 18 anos. Chilenos, Argentinos, Paraguaios e Uruguaios também podem efetuar o cadastro, mas devem levar o formulário impresso, que servirá como comprovante de trânsito migratório. Já passageiros de outras nacionalidades deverão buscar os guichês da Polícia Federal.

Após o preenchimento correto das informações, é só enviar o formulário. Com o pré-cadastro concluído, o viajante pode printar a tela do celular com a imagem do QRCode, ou imprimí-lo, uma vez que o código também será impresso junto ao documento.

Receba nossas newsletters