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Cruzeiros / Destinos / Política

Rio espera 36 navios e mais de 107 mil passageiros na temporada 2021/22

A aprovação da temporada de cruzeiros 2021/2022 no Brasil está na mão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vai depender de diversos fatores, sendo o principal deles o avanço da vacinação que deve alcançar cerca de 70% da população até o início da próxima temporada, em novembro deste ano. O governo do Rio enviou uma carta ao Ministério do Turismo se colocando a favor temporada a partir de novembro.

Pier Mauá 2

No Pier Mauá, por exemplo, no Rio de Janeiro, a primeira das embarcações deverá chegar no dia 4 de novembro

Apesar de contar com o apoio do Ministério do Turismo e das prefeituras das cidades portuárias, as empresas ainda aguardam o aval definitivo. Dentro deste cenário é aguardada com grande a confirmação da abertura dos portos. Há expectativa de que sete navios percorram a costa brasileira entre novembro de 2021 e maio de 2022. Os operadores acreditam que o retorno das atividades no país gere aproximadamente 35 mil empregos diretos e indiretos, com um impacto estimado em R$ 2,5 bilhões.

Para a temporada 2021/2022 são esperados no Pier Mauá 36 navios de várias partes do Brasil e do mundo, com mais de 107 mil passageiros.

No Pier Mauá, por exemplo, no Rio de Janeiro, a primeira das embarcações deverá chegar no dia 4 de novembro. O MSC Preziosa, com capacidade para 4,4 mil pessoas, chegará  pela manhã e segue viagem no final do dia. Já o último é o Navigator Of The Seas, que chegará no dia 11 de maio de 2022 e segue viagem no dia 12 com destino a Buenos Aires (Argentina). Para a temporada 2021/2022 são esperados no Pier Mauá 36 navios com mais de 107 mil passageiros.

Para Américo Rocha, diretor de operações do Pier Mauá, “não tem porque a temporada brasileira 2021/2022 não ocorrer, mediante a retomada dos cruzeiros em diversas partes do mundo, inclusive nos países da América do Sul, como Colômbia e Argentina, que possui alguns itinerários que incluem o Brasil. Diante da demora da Anvisa na tomada de decisão da abertura dos portos brasileiros o maior problema do setor não é somente a perda de receita decorrente da pandemia, mas sim a falta de previsibilidade. O lado bom disso tudo é que os cruzeiros estão com preços bem acessíveis”.

Além do Rio de Janeiro, Santos, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife, Ubatuba, Salvador, Ilhéus, Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu são outros destinos visitados pelos cruzeiros na temporada.

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