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Agências e Operadoras / Cruzeiros

Royal Caribbean abre call center em São Paulo para venda direta no Brasil

● Empresa relançou um site próprio e call center no Brasil, com promoções exclusivas para o B2C
● O atendimento direto ao passageiro foi inaugurado no dia 6 de setembro
● Promoções apenas para o B2C cria insatisfação para agentes de viagens
● R11 Travel cita negativa repercussão dessa “lamentável promoção” que exclui os agentes de viagens

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Além do atendimento por telefone, a Royal Caribbean relançou um site próprio no Brasil, com preços em reais e promoções exclusivas para o B2C (Reprodução)

A Royal Caribbean abriu um call center em São Paulo para a venda direta aos passageiros no Brasil, localizado na capital paulista. Além do atendimento por telefone, a Royal Caribbean relançou um site próprio no Brasil, com preços em reais e promoções exclusivas para o B2C, o que pode criar uma grande insatisfação nos agentes de viagens e na própria R11 Travel, que distribui exclusivamente os cruzeiros da armadora no Brasil.

O M&E entrou em contato com o call center e descobriu que nada tem a ver com a R11 Travel. Numa simulação, descobrimos que a Royal Caribbean está oferecendo vantagens que os agentes de viagens não têm acesso

O atendimento direto ao passageiro foi inaugurado no dia 6 de setembro. O M&E entrou em contato com o call center (0800 891 3994) e descobriu que nada tem a ver com a R11 Travel. Numa simulação, descobrimos que a Royal Caribbean está oferecendo vantagens que os agentes de viagens não têm acesso, com direito até a R$ 280 de desconto na primeira viagem em caso de cadastro na newsletter da armadora, bem como personalizações “exclusivas” aos passageiros.

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Promoção exclusiva para o canal B2C (Reprodução)

A estratégia tem a ver, em partes, com o contrato firmado entre Royal Caribbean e R11 Travel, que envolvia não só a venda direta no Brasil pela Royal, mas a ampliação do portfólio da R11 no Brasil, com cruzeiros fluviais pelo mundo e de cabotagem na América do Sul. Digamos “em partes” porque no site da Royal Caribbean no Brasil há promoções que diferem das condições em que os agentes de viagens têm acesso. Ou seja, a armadora está proporcionando condições distintas para diferentes canais.

“A R11 Travel informou que entende a seriedade da questão e que já alertou a Royal Caribbean ‘sobre a negativa repercussão dessa lamentável promoção que exclui os agentes de viagens'”

Procurada pelo M&E, a R11 Travel informou que entende a seriedade da questão e que já alertou a Royal Caribbean “sobre a negativa repercussão dessa lamentável promoção que exclui os agentes de viagens. O referido site não é mais desde agosto administrado ou de responsabilidade da R11 Travel e essa promoção especifica é oferecida diretamente pela Royal Caribbean”, disse a empresa, em nota ao M&E.

Ainda em nota, a R11 Travel informou que lamenta e se solidariza com os agentes de viagens e que já está em contato direto com a armadora em busca de uma resposta aos questionamentos do trade. “Espero que seja algo definitivo e relevante e não somente uma desculpa para justificar essa promoção que prejudica as agências e não fazem a mesma oferta nos Estados Unidos ou em nenhum outro país da América Latina”, destacou a R11.

Royal Caribbean se manifesta

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Sobre a promoção apenas para o público final, seja no seu call center ou até mesmo no site próprio, a Royal Caribbean decidiu não comentar (Divulgação)

O M&E procurou a Royal Caribbean nos Estados Unidos para saber mais detalhes sobre o caso. Em nota, a armadora reafirmou o compromisso com os agentes de viagens, mas confirmou a investida no público B2C em todo o Brasil como uma forma de expandir os canais de vendas em todo o mundo. Sobre a promoção apenas para o público final, seja no seu call center ou até mesmo no site próprio, a Royal Caribbean decidiu não comentar. Veja abaixo na íntegra.

“A Royal Caribbean, com a sua visão de continuar a crescer e servir melhor os hóspedes no mundo todo, está expandindo os canais de vendas. No geral, a América Latina está crescendo e o Brasil não é uma exceção. A Royal Caribbean decidiu investir ainda mais no Brasil e recentemente inaugurou um call center em São Paulo para estar mais próxima dos nossos hóspedes brasileiros.

Agora, nossos hóspedes brasileiros têm mais opções do que antes para reservar cruzeiros da Royal Caribbean: agentes de viagens, web e call center – melhorando a experiência do hóspede. Como empresa líder em cruzeiros, valorizamos o mercado brasileiro e nossos agentes comerciais – nossos melhores embaixadores, e valorizamos sua lealdade e negócios”

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