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Cruzeiros / Tecnologia

Royal Caribbean substitui ‘drill’ por aplicativo de treinamento

Layout do Muster-2.0 em aplicativo para celular

Layout do Muster-2.0 em aplicativo para celular

O Grupo Royal Caribbean anunciou que substituirá o treinamento de segurança realizado no início dos cruzeiros, conhecido como safety drill, por uma abordagem mais rápida e pessoal, por meio do programa ‘Muster 2.0’. A ação tem como objetivo reduzir a aglomeração deste tipo de exercício, que costuma reunir um grandes grupos de pessoas em uma região do navio.

O programa contará com as orientações que habitualmente são divulgadas durante o drill para grupos de passageiros, como onde ir em caso de emergência e como usar o colete salva-vidas. Estes procedimentos estarão disponíveis para cada hóspede por meio de um aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets) e também nas TVs interativas da cabine.

Muster 2.0 na TV interativa da cabine

Muster 2.0 na TV interativa da cabine

Os viajantes poderão acessar as informações em qualquer momento que anteceda a saída do navio, eliminando a necessidade de se dirigir ao exercício de segurança em horário específico. Apesar desta flexibilidade, o treinamento deve ser realizado antes de o navio deixar o porto de embarque. Para concluir o exercício, os hóspedes deverão se dirigir ao local indicado, onde um tripulante verificará se todas as etapas foram concluídas e fará perguntas sobre os procedimentos.

Richard D. Fain, chairman da Royal

Richard D. Fain, CEO da Royal Caribbean

“A saúde e a segurança de nossos hóspedes e tripulantes são a nossa prioridade número um, e o desenvolvimento desse novo processo de reunião é uma solução elegante para um processo desatualizado e impopular. O fato de economizar tempo e permitir que o navio opere sem interrupção significa que podemos aumentar a saúde, a segurança e a satisfação do cliente simultaneamente”, afirma Richard Fain, presidente e CEO do Royal Caribbean Group.

Evolução

Jay Schneider , vice-presidente sênior de digital do Royal Caribbean Group, destaca que além de uma medida de adaptação a nova realidade, decorrente da pandemia de Covid-19, o Muster 2.0 é uma evolução na experiência do cruzeirista.

“O Muster 2.0 representa uma extensão natural de nossa missão de melhorar as experiências de férias de nossos hóspedes, removendo pontos de atrito. Nesse caso, o que é mais conveniente para os nossos clientes também é a opção mais segura, pois é necessário reimaginar os espaços sociais na sequência da Covid-19”, ressalta.

A nova ferramenta demorou cerca de um ano para ser desenvolvida e marca a primeira mudança nos procedimentos de segurança da companhia após uma década, desde que o Oasis of the Seas da Royal Caribbean transferiu os coletes salva-vidas das cabines de convidados para as estações de reunião, o que melhorou o processo de evacuação e foi amplamente seguido em todo o setor, de acordo com a Royal Caribbean.

A iniciativa fará parte de um conjunto abrangente de protocolos e procedimentos que o Royal Caribbean Group está desenvolvendo juntamente com o Healthy Sail Panel, recentemente montado em colaboração com a Norwegian Cruise Line Holdings Ltd.

“Gostaria de estender meus parabéns ao Royal Caribbean Group por esse marco inovador. É exatamente o que nossa indústria precisa nesses tempos sem precedentes e agradecemos a oferta generosa de participar dessa inovação. Neste setor, todos trabalhamos em cooperação para melhorar a saúde e a segurança, e este é um exemplo disso”, disse Frank Del Rio, presidente e diretor executivo, Norwegian Cruise Line Holdings Ltd.

Fase de testes e implantação

Tomada aérea do Boardwalk do Symphony of the Seas. Navio foi o primeiro a testar a nova ferramenta.

Tomada aérea do Boardwalk do Symphony of the Seas. Navio foi o primeiro a testar a nova ferramenta

O conceito de agrupamento distribuído para embarcações oceânicas é patenteado nos Estados Unidos e está com patente pendente nos principais mercados de cruzeiros do mundo. A empresa também trabalhou com reguladores internacionais, a Guarda Costeira dos EUA e outras autoridades marítimas e governamentais para garantir que cumpra todos os requisitos de segurança.

Além de introduzir o novo processo nos navios de suas próprias linhas de cruzeiros – Royal Caribbean International, Celebrity Cruises e Azamara – o Royal Caribbean Group está se oferecendo para licenciar a tecnologia patenteada aos operadores de cruzeiros interessados ​​e renunciará às taxas de licença de patentes no mundo. As licenças de patente já foram concedidas à joint venture da empresa, a TUI Cruises, a às companhias da Norwegian (Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises).

O Muster 2.0 foi testado pela primeira vez no Symphony of the Seas da Royal Caribbean, em janeiro de 2020. Os convidados que participaram do processo de simulação indicaram uma forte preferência pela nova abordagem e também relataram uma melhor compreensão e retenção das informações de segurança.

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