Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Navios e roteiros: confira como será a temporada brasileira de cruzeiros 2021/22

Primeira temporada do Costa Toscana será no Brasil

Costa Toscana será a grande novidade da temporada

Enquanto o mercado ainda aguarda uma definição sobre protocolos e datas da temporada brasileira de cruzeiros 2020/21, as companhias começam a revelar os planos para a temporada 2021/22. Nos últimos dias, Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, as principais companhias que atuam no Brasil, anunciaram sua programação para o próximo ano. Ao todo serão seis navios com embarque no país, sendo quatro da MSC e dois da Costa.

Entre as principais novidades está a vinda do Costa Toscana, que será inaugurado em junho de 2021. O navio se tornará o maior e mais moderno navio a operar na temporada brasileira, posto atualmente o ocupado pelo MSC Seaview. Outro destaque é o aumento na presença da MSC, que voltará a contar com quatro navios no Brasil, sendo três com o Yacht Club, sua classe de serviços de luxo.

Com os anúncios realizados até agora, a temporada volta a ter o mesmo número de navios das temporadas 2016/17, 2017/18 e 2018/19. A costa brasileira ainda contará com um sétimo navio, o quinto da MSC na América do Sul, mas que realizará embarques apenas na Argentina e no Uruguai, com destino ao Brasil.

COSTA

A temporada da Costa irá de 20 de novembro a 16 de abril. Novidade da temporada, o Costa Toscana fará 16 roteiros no Brasil. Os pacotes serão de sete noites, saindo sempre de Santos com destino a Salvador. O navio chegará a Santos no dia 26 dezembro e fará sua viagem inaugural em um cruzeiro de Réveillon.

O outro navio da companhia será o Costa Favolosa, que abre a temporada em 20 de novembro. O navio iniciará operações com sete saídas a partir de Santos, sendo a última em 9 de dezembro. Depois, a partir do dia 13 de dezembro ele fará roteiros entre o Rio de Janeiro e o Rio da Prata. A novidade são os embarques em Itajaí, Buenos Aires e Montevidéu. Ele fica no Brasil até o dia 16 de abril.

MSC CRUZEIROS

Já a MSC Cruzeiros contará com modificações importantes nos navios. O MSC Seaview, estrela da temporada nos últimos anos, será substituído pelo MSC Seaside, navio de mesma categoria que operava no Caribe e tinha Miami como porto base desde a sua inauguração, em 2017. O navio fará roteiros de seis a oito noites, com embarques em Santos e rumo ao Nordeste.

MSC Seaside será palco para o Dancing Cruise Caribe, que acontece em setembro

MSC Seaside, que tem Miami com porto base desde a sua inauguração, será direcionado para o Brasil.

Já o MSC Preziosa retorna ao Brasil oferecendo minicruzeiros de três e quatro noites partindo de Santos para o Sul e Sudeste. Além disso, oferecerá roteiros de cinco a oito noites, com embarques no Rio de Janeiro para Nordeste e para Argentina e Uruguai, mantendo a oferta de Yacht Club a partir da capital fluminense.

Outra novidade da temporada é o MSC Splendida, navio da classe Fantasia que será o terceiro com Yacht Club, ao lado de Preziosa e Seaside. O Splendida oferecerá roteiros de sete noites com embarques em Santos rumo a Argentina e Uruguai, visitando Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires. Completa a oferta da MSC, o MSC Sinfonia, navio dedicado ao Sul do país, com itinerários de seis a oito noites partindo de Itajaí, com destino ao Uruguai e Argentina.

Com a oferta anunciada, a MSC traça planos semelhantes aos que tinha inicialmente para a temporada 2020/21, com um navio dedicado ao sul, dois navios da classe Fantasia para Santos e Rio de Janeiro e uma estrela da temporada. A principal diferença é a substituição do Gradiosa, que seria a grande novidade, pelo Seaside, que pouco difere do Seaview, já conhecido dos brasileiros.

OFERTA 2018/19 X 2019/20

Apesar de seu fim precoce, provocado pela pandemia, a última temporada brasileira marcou um aumento na oferta e teve oito navios, sendo sete com embarques no Brasil, o maior número desde 2015/16. O destaque foi da MSC, que passou a contar com cinco navios, dos quais quatro com embarque no Brasil. Completaram a temporada a Costa, com dois navios e a Pullmantur, com um.

Este ano, a MSC repetiria o número de navios, mas aumentando a oferta, com a presença do MSC Grandiosa, Preziosa e Fantasia, além de Sinfonia e Musica. Com a pandemia, no entanto, a companhia cortou a oferta e cancelou a vinda do Gradiosa, passando a contar com apenas três navios (Seaview, Preziosa e Musica). A Costa cancelou a sua participação e a Pullmantur, em recuperação judicial, suspendeu seu contrato de fretamento com a CVC.

OS NAVIOS

COSTA TOSCANA
Inauguração: junho de 2021
Classe: Excellence
Capacidade: 6,6 mil cruzeiristas
Cabines: 2.612
Cabines com varanda: 1.628
Decks: 17
Embarque: Santos e Salvador
Roteiros: 7 noites entre Santos e Salvador

COSTA FAVOLOSA
Inauguração: julho de 2011
Classe: Concordia
Capacidade: 3,8 mil cruzeiristas
Cabines: 1.508
Cabines com varanda:
Decks: 17
Embarque: Santos, Rio de Janeiro Itajaí, Buenos Aires e Montevidéu
Roteiros: 4 a 7 noites de Santos a Salvador e do Rio de Janeiro para o Rio da Prata

MSC SEASIDE
Inauguração: dezembro de 2017
Classe: Seaside
Capacidade: 5,3 mil cruzeiristas
Cabines: 2.066
Cabines com varanda: 1.618
Decks: 20
Embarque: Santos
Roteiros: 6 a 8 de Santos para o Nordeste

MSC PREZIOSA
Inauguração: março de 2013
Classe: Fantasia
Capacidade: 4,3 mil cruzeiristas
Cabines: 1.751
Cabines com varanda: 1.258
Decks: 13
Embarque: Santos e Rio de Janeiro
Roteiros: Minicruzeiros a partir de Santos e 6 a 8 noites do Rio de Janeiro, para Nordeste ou Rio da Prata

MSC SPLENDIDA
Inauguração: julho de 2009
Classe: Fantasia
Capacidade: 4,3 mil cruzeiristas
Cabines: 1.637
Cabines com varanda: 1.258
Decks: 13
Embarque: Santos
Roteiros: 6 a 8 para Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires

MSC SINFONIA
Inauguração: 2005 – Reforma em 2015
Classe: Lirica
Capacidade: 2,6 mil cruzeiristas
Cabines: 980
Cabines com varanda: 132
Decks: 10
Embarque: Itajaí
Roteiros: 6 a 8 para Uruguai e Argentina

Receba nossas newsletters