Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Destinos

Temporada de cruzeiros deve levar 240 mil turistas para Ilhabela até abril

Desembarque de turistas dos cruzeiros no Centro da Vila, (Foto: Divulgação/ Setur Ilhabela)

Desembarque de turistas dos cruzeiros no Centro da Vila, (Foto: Divulgação/ Setur Ilhabela)

O início da temporada de cruzeiros traz consigo uma previsão positiva para o arquipélago de Ilhabela. Até o dia 9 de abril, serão 59 escalas na região, sendo que cinco navios já chegaram, sendo que só na última segunda-feira (9), foram dois: o Pacifica e o Fascinosa, cada um com 3.800 passageiros e 1.110 tripulantes. A expectativa do município é receber cerca de 240 mil turistas.

Segundo a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o ticket médio por passageiro em uma cidade brasileira é de R$ 581,35. Segundos esses cálculos, a economia de Ilhabela deve receber uma injeção estimada em R$ 140 milhões, o dobro do total arrecadado na temporada 2018/2019.

“A cada navio que chega, temos uma base de quatro mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, circulando em nossa cidade, conhecendo nossas belezas, apreciando nossas praias e movimentando o comércio local de produtos e serviços, gerando emprego e renda no município”, declara a prefeita Maria das Graças Ferreira.

Focada em transformar Ilhabela em um anfitriã cada vez melhor, a secretária do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, indica novidades. “Além dos passeios já tradicionais, neste ano inserimos a venda do Tour Histórico, feito pelos monitores e guias que formamos em outubro (Vila, Fazenda Engenho D’água e Fazenda Engenho da Toca) e a locação de bicicletas de empresas locais, já que nossa ciclovia é linda”, afirma.

A secretária também anuncia a união dos artesãos cadastrados na Vila em um espaço amplo, que fica conhecido como Vila do Artesanato. ” Nosso foco com todas essas ações é gerar mais renda para o cidadão ilhabelense”, disse Colepicolo. Quanto à ocupação hoteleira, os números registrados pela Comtur apresentam crescimento. “Em novembro tivemos 81,18% de leitos ocupados contra 72,76% no mesmo período do ano passado, aumento de 12%. Em outubro crescemos 32% em relação a 2018”, completa.

Receba nossas newsletters