A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) prevê atrair 25 mil turistas para a temporada de cruzeiros 2011/2012. Este número representa um crescimento de 35% em relação à temporada passada, quando o Amazonas recebeu 19 mil turistas. Esses novos visitantes vão injetar na economia amazonense US$ 12 milhões, oriundos da permanência média dos turistas (dois dias) multiplicado pelo gasto médio de US$ 200.
O primeiro navio a aportar em Manaus vai trazer 1.190 turistas alemães e chega no dia 22 de outubro. De acordo com a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, crescimento de passageiros desses cruzeiros só reforça a política de promoção internacional do Governo do Estado, especialmente nos Estados Unidos.
“O que causou um interesse crescente dos norte-americanos pelo Amazonas é que desde 2004, o Governo do Estado, via Amazonastur, tem marcado presença no maior evento do setor de cruzeiros (Seatrade Miami) do mundo”, informou.
Na última semana de setembro, a titular da Amazonastur reuniu todos os órgãos municipais, estaduais e federais, que participam do Comitê de Segurança e Ética no Turismo, para debater e alinhavar as ações para a temporada de cruzeiros 2011/2012. “Estamos preparando toda a estrutura de segurança para evitar possíveis incidentes com os turistas”, finalizou.