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Cruzeiros

Uruguai ganha protagonismo no mercado sul-americano de cruzeiros

Marco Ferraz, presidente da Clia, Benjamin Liberoff, vice-ministro de Turismo do Uruguai, e Dario Rustico, presidente da Costa na América da Sul

Marco Ferraz, presidente da Clia, Benjamin Liberoff, vice-ministro de Turismo do Uruguai, e Dario Rustico, presidente da Costa na América da Sul

O Uruguai foi um dos países que ganhou mais relevância na temporada de cruzeiros sul-americana, se tornando vital tanto pelos roteiros quanto pelos investimento no setor.  Os investimentos acima de US$ 7 milhões de dólares em infraestrutura e promoção de seus portos o fizeram  o melhor em experiência dentro das rotas sul-americanas. Na última temporada, o país recebeu 146 cruzeiros, 4,3% a mais que na temporada passada, dos quais 256.225 passageiros desembarcaram, 5,7% superior ao anterior, movimentando US$ 9,5 milhões (24,4% a mais).

“A América do Sul tem um desenvolvimento muito fraco do turismo náutico. O trabalho que fizemos vem com o objetivo seguir desenvolvendo e procurar intercâmbio de experiências para poder melhorar. No Uruguai estamos criando projetos para estimular as armadoras a ficarem mais tempo no Uruguai e acredito que todo o continente precisa de inciativas como esta para nos promovermos internacionalmente como destino de cruzeiros”, explicou o vice-ministro do Turismo do país, Benjamin Liberoff.

Este investimento no setor foi fruto de um encontro realizado nesta quarta-feira (25), durante a 47ª Abav Expo, que reuniu o representante uruguaio, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil e Dario Rustico, presidente da Cossta Cruzeiros na América do Su.

Rustico destacou a importância do Uruguai para a estratégia da Costa, que levou a armadora a ampliar sua presença no país nas últimas temporadas. “Na temporada 2018/19 crescemos três dígitos, para esta estamos quase neste nível”. A partir de 2020 a companhia  reforçará a oferta ainda mais no Uruguai com os navios Fascinosa, Pacifica e  Luminosa, durante toda a temporada.

Para Marco Ferraz, este crescimento é fundamental para posicionar o continente em posição de mercado de destaque no setor. “A América do Sul tem 8% da população mundial, mas recebe apenas 2,6% dos cruzeiros. Se tivermos condições de infraestrutura e custo operacional temos potencial para crescer muito”, destacou.

Segundo dados divulgados pelo Ministério de Turismo do Uruguai, na temporada de cruzeiros de 2018/2019 mais de 50 mil brasileiros desembarcaram em Montevidéu de um total de pouco mais de 141 mil cruzeiristas. O brasileiro é o turista mais frequente nos portos do vizinho, com representatividade de 36%. Logo vem os argentinos com 26,5%, em terceiro estão os norte-americanos, com mais de 16%.

A cobertura do M&E na Abav Expo tem o apoio de Shift Mobilidade Corporativa

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