Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades

App de viagem indica onde mulheres fizeram história

usuários podem sugerir novos nomes. Imagem: site Spark

Usuários podem sugerir novos nomes. Imagem: site Spark

O aplicativo Field Trips recebeu uma atualização especial e passa a destacar lugares nos quais feitos históricos foram protagonizados por mulheres. A nova funcionalidade chama “Woman On The Map”. O Huffpost Brasil explica que a novidade é fruto de uma parceria do app com o grupo feminista Spark.

De um modo geral, os nomes de ruas, estátuas e selos privilegiam personagens masculinos. Assim, a iniciativa visa colocar em evidência mulheres importantes e que, até então, não tinham o devido reconhecimento.

Atualmente o banco conta com 100 nomes e as criadoras do projeto ainda convidam os usuários a sugerir outras mulheres para fazer parte. As sugestões podem ser enviadas para [email protected] com uma mini-biografia da mulher que você gostaria de ver localizada no app.

Como funciona
Rodando em segundo plano no smartphone, o Field Trips exibe cards com informações curiosas sobre diversos lugares.  A ideia é ajudar o viajante a saber detalhes de locais históricos importantes, mas que podem passar batido pela maioria das pessoas.

Mulheres que fizeram história
Entre os nomes já cadastrados no “Woman On The Map”, está os de Mary Anning (Lyme, Inglaterra) e e Mary Ellen Pleasant (São Francisco, Canadá). A primeira foi uma geóloga renomada que encontrou fósseis de Plesiosauria (um réptil marinho já extinto). Já a canadense foi uma ativista e abolicionista que se vestiu como um jóquei para ajudar escravos a escapar de seus senhorios.

Receba nossas newsletters