Câmbio:

Idiomas:

Brasileiros planejam gastar mais com viagens em 2025, revela Booking

pexels jeremy bishop 1260133 2710128 scaled Brasileiros planejam gastar mais com viagens em 2025, revela Booking
Estudo aponta equilíbrio entre desejo por novas experiências e decisões estratégicas de economia (Jeremy Bishop/Pexels)

Viajar continua sendo uma prioridade para grande parte da população brasileira, que demonstra entusiasmo em investir mais em experiências de lazer nos próximos meses. É o que revela uma pesquisa da Booking, realizada em janeiro de 2025 com mais de 32 mil pessoas em 32 países, incluindo o Brasil. De acordo com o levantamento, cerca de três em cada cinco brasileiros (61%) pretendem gastar mais com viagens de lazer este ano, especialmente entre integrantes da Geração Z (64%) e Millennials (63%), em comparação com 2024.

A intenção de gastar mais reflete diferentes estratégias de viagem. Enquanto 43% dos entrevistados planejam manter o padrão de 2024, 39% querem explorar destinos mais distantes e 37% pretendem estender o tempo fora de casa. Um em cada três planeja aumentar a quantidade de viagens ao longo do ano, com destaque para as mulheres (39%).

Apenas 13% dos brasileiros disseram que devem reduzir os gastos com turismo, optando por alternativas como viajar na baixa temporada (39%) e se planejar com mais antecedência (38%).

Planejamento financeiro em destaque

Apesar do entusiasmo, o orçamento segue sendo uma preocupação importante. Entre os principais receios estão extrapolar os gastos previstos (41%), especialmente entre a Geração X, e a sensação de que a viagem não valeu o que foi investido (30%), percepção mais comum entre jovens e mulheres.

Com isso, programas de fidelidade ganham força: 67% dos brasileiros dizem preferir benefícios e descontos imediatos, principalmente homens (69%) e Millennials (71%). Mais da metade dos entrevistados (60%) pretendem aderir a algum programa de fidelidade em 2025.

Custo-benefício é palavra de ordem

Na hora de escolher o próximo destino, o bom custo-benefício é determinante para 76% dos brasileiros — índice que chega a 80% entre as mulheres. Experiências econômicas são prioridade para 59% dos viajantes, mas isso não impede que muitos busquem experiências mais sofisticadas: 33% consideram acomodações de luxo, especialmente Millennials.

Quando o orçamento permite, os brasileiros investem principalmente em hospedagens mais confortáveis (63%), experiências gastronômicas (60%) e compras (39%). A tecnologia também entra como aliada na hora de economizar: 66% planejam usar ferramentas de inteligência artificial para organizar suas viagens, com quase metade buscando otimizar custos com base nas recomendações personalizadas.

Tópicos relacionados