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Destinos

​Adtur qualifica serviços turísticos no Jalapão

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (ADTUR) encontram-se em Mateiros, no Jalapão, realizando assessoramento in loco em estabelecimentos que atendem visitantes, especialmente os que lidam com o manuseio de alimentos. Nesta segunda-feira, 26, foi realizada palestra com o tema “Atendimento ao Público”, no Centro de Capacitação do Centro de Atendimento ao Turista(CAT). A ação faz parte do programa “O Tocantins Recebe Bem”, sensibilizando empresários e a mão de obra turística para a importância da qualidade do receptivo, enfatiza a presidente da Adtur, Adriana Ramos.

A reunião transcorreu com a participação e interação dos empreendedores, abordando conceitos a exemplo de satisfação, fidelização e encantamento do cliente. Com uma prioridade para regiões de grande fluxo turístico, a atividade fica na cidade até o próximo sábado, dia 31, trabalhando em 32 estabelecimentos, envolvendo desde a rede hoteleira, bares, restaurantes, pizzarias, padarias, lanchonetes, açougues e demais empreendimentos que lidam com a preparação e/ou oferta de alimentos. De acordo com Tânia de Roure, coordenadora do programa “O Tocantins Recebe Bem”, a ação objetiva repassar noções de práticas de manipulação e conservação de alimentos, oferecendo segurança ao usuário.

O atendimento in loco justifica-se pela necessidade de manter contato com os prestadores de serviço, de forma a orientá-los de acordo com suas necessidades e realidade atual, disse Tânia, completando: “muitos deles, especialmente os da zona rural, não têm condições de deixar seus locais para se qualificar, por isso precisamos dar a eles um atendimento direto”. As informações vão desde a necessidade de higiene pessoal e no empreendimento, à prática na manipulação de alimentos e equipamentos. A receptividade tem sido positiva, avalia a turismóloga Edilene Fonseca, que compõe a equipe. Por onde passamos, percebemos o interesse em melhorar o atendimento, em adequar as práticas atuais às normas exigidas pela Vigilância Sanitária.

Durante as visitas, a equipe da Adtur conversa com os proprietários dos estabelecimentos e funcionários. A partir dos hábitos usuais, orienta, sugere novas práticas, tira dúvidas e entrega kit composto por apostila com o tema “Boas práticas de manipulação de alimentos”, adesivos contendo dicas sobre o assunto e toucas para uso nos cabelos durante o manuseio com alimentos. Também fazem demonstração de produtos indispensáveis para manter a higienização do ambiente e dos produtos.

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