Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

​Assinatura de criação do Comitê MICE encerra seminário da Setur-RS

MICE reuniu 416 inscrições de 116 cidades, atestando o grande momento do setor - Foto: Daniel Andres

MICE reuniu 416 inscrições de 116 cidades, atestando o grande momento do setor – Foto: Daniel Andres


Culminando o Seminário MICE (sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition, ou reuniões, viagens de incentivo, congressos, feiras e exposições, segmento turístico de alto poder econômico) a Secretária de Estado do Turismo, Abgail Pereira, leu os artigos que integram a resolução que oficializa o Comitê MICE do Rio Grande do Sul, composto pela Setur-RS e representantes das maiores instituições que integram essa atividade econômica no RS.

Antes disso, Álvaro Machado apresentou o Comitê MICE, por ele coordenado. A iniciativa de fato começou em 2011 e amadureceu durante a Conferência Estadual do Turismo em 2012. No ano passado o trabalho foi consolidado, com o objetivo de tornar o Rio Grande do Sul um grande destino de turismo de feiras, congressos e negócios, envolvendo uma participação direta do Governo do Estado. A criação do evento respondeu à necessidade de se reunir o conjunto dos profissionais do turismo do Estado, do Brasil e do exterior para balizar em termos práticos a ação deste comitê. A ideia do Comitê MICE é realizar um estudo de caso para estruturar sua área de interesse e atuações, perseguindo uma construção democrática, hospitaleira e sustentável.

A secretária Abgail destacou a qualidade das palestras, depoimentos e cases apresentados, reiterando seu agradecimento a todos os participantes. “A assinatura não é apenas simbólica, ela simboliza o envolvimento de todo o Rio Grande do Sul, e nessa parceria incluo os colegas da International Congress and Convention Association (ICAA) latino-americana, de Toulouse, Barcelona, São Paulo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado e várias outras.

“Digo francamente: o cavalo está passando encilhado. Nunca o poder público esteve tão aberto ao setor privado. Estamos totalmente interessados nas capacidades produtivas instaladas no RS. Quem diria que Não Me Toque, pequena como é, poderia realizar a Expodireto e atrair 77 países? Pois nós somos parceiros de primeira hora daquele evento e queremos construir juntos esse momento em que o turismo é de fato um vetor de desenvolvimento econômico”, disse Abgail.

“Estamos aqui dando um passo para materializar essas intenções de união, o pontapé inicial, para trabalhar juntos essa busca de competitividade. Foram 416 inscrições de 116 cidades e creio que nada sinaliza melhor o interesse que o setor suscita. Criamos um caminho, agora temos que pavimentar, sinalizar e integrá-lo”, resumiu a secretária. Logo depois, Abgail Pereira apresentou seu sucessor na Secretaria de Estado do Turismo, Márcio Cabral, que assume a pasta no dia 20, às 16h no Palácio Piratini.

Receba nossas newsletters