Câmbio:

Idiomas:

​Convention Bureau da Itália ganha representação no Brasil

Patrick Hoffnung, gerente geral do Convention Bureau da Itália, Anais Sampaoli, representante do CB Itália e Roger Zichelli, da Enit
Patrick Hoffnung, gerente geral do Convention Bureau da Itália, Anais Sampaoli, representante do CB Itália e Roger Zichelli, da Enit
Com uma infraestrutura para eventos, congressos e incentivos renovada, a Itália está preparada para desenvolver o segmento MICE internacionalmente. Ao Convention Bureau da Itália caberá esse trabalho. Em atividade há sete meses, a entidade ganha uma representação no Brasil sob a coordenação de Anais Sampaoli. “Estaremos presentes nos principais mercados e o Brasil está incluído nessa lista. A Anais será a responsável por intermediar a contratação e organização em determinada cidade italiana. Acompanhamos todo o processo até o encerramento do evento ou congresso”, explicou Patrick Hoffnung, gerente geral do Convention Bureau da Itália, ao MERCADO & EVENTOS. O executivo está no Brasil e realizou nesta terça-feira (17/04) em São Paulo uma apresentação da Itália como destino para Convenções.

A executiva ficará sediada no escritório da Agência Nacional Italiana de Turismo (Enit) na capital paulista. O endereço é Avenida Estados Unidos, número 325. Anais Sampaoli promoverá o relacionamento da indústria de MICE italiana com associações de profissionais de turismo; empresas e agências de eventos e DMCs brasileiros. Entre as ações estratégicas do Convention está a elaboração de um estudo com os operadores e buyers brasileiros para auxiliar na comercialização e conhecer suas exigências e demandas para se realizar um evento/incentivo ou congresso em território italiano. “Também vamos estimular as famtrips. Queremos que os profissionais do Brasil visitem in loco o local do evento antes de fechar o contrato”, destacou Hoffnung, lembrando ainda que um site em português do Convention Bureau da Itália será lançado até o final deste ano.

A Itália está posicionada, atualmente, no sexto lugar no ranking de destinos para viagens corporativas da International Congress and Convention Association (ICCA). O país sediou, em 2010, 350 eventos e incentivos, ficando atrás de Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. “Em número de participantes, fomos classificados em segundo lugar. Ao todo 352.952 pessoas estiveram na Itália para eventos, congressos e incentivos há dois anos. Fomos superados apenas pelos Estados Unidos”, frisou. Hoffnung ressaltou que a Itália conta com centros de convenções e locais para eventos que variam do tradicional e histórico ao moderno e arrojado. Somente no ano passado, o país recebeu nove novos centros de convenções. Em Milão, foi aberto o Milão MiCo com investimentos de 65 milhões de euros. “Podemos considerá-lo um dos maiores espaços para convenções do mundo. Ele foi erguido com tecnologia high tech”, comentou o gerente. Já em Roma, capital italiana, um novo centro de eventos está sendo construído e a previsão é inaugurá-lo até o final de 2013. Toda sua estrutura será marcada por elementos arquitetônicos tecnológicos que projetam nuvens. 

Além disso, a área de eventos de Borgonha dobrou sua capacidade passando para 11 mil lugares e a cidade de Rimini, na costa italiana, traz um novo centro de convenções em uma área de 38 mil metros quadrados. “Temos ainda uma opção diferente. O estúdio de cinema de Roma está disponível para a realização de eventos. “Os cenários e os teatros históricos usados na produção de filmes podem servir de palco para exposições e ações de incentivo”, acrescentou. Além da suporte dos centros de convenções, Patrick Hoffnung destacou as facilidades de conexão aérea entre Brasil e Itália e a crescente oferta hoteleira. As companhiasTam e Alitalia oferecem voos diretos entre Roma e Milão saindo das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. 

“Para os trajetos entre as cidades italianas temos o trem como alternativa de transporte. O percurso Roma-Milão é feito em apenas três horas”, salientou. No campo hoteleiro, a Itália traz um novo empreendimento Gran Meliá, em Roma. A rede Accor, por sua vez, tem programada a abertura de sete novas unidades nas cidades de Lecce, Roma, Taranto, Turim, Vibo e Valentia. Segundo dados oficiais, a presença de brasileiros nos hotéis italianos aumentou 28% em 2010. Já os gastos desse visitante na Itália em 2010 foi de 303 milhões de euros, o que correspondeu a um aumento de 22% em relação ao ano anterior. O share por motivos de trabalho representa 20% do gasto total (62 milhões de euros).

Leila Melo

Tópicos relacionados