Câmbio:

Idiomas:

​Dia 18 de novembro será o “Dia do Barroco Mineiro”

Foto de Rafael Massadar

Rafael Massadar

Publicado - 27/11/2012 - 13:01

A partir de 2013, Minas Gerais terá um dia para celebrar a importância do barroco, estilo artístico que floresceu no estado durante o Século 18. A partir do Projeto de Lei nº 3.396/12, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), será instituído ‘O Dia do Barroco Mineiro’, aprovado pelo Plenário da ALMG em 14 de novembro.

A data será comemorada em todo dia 18 de novembro, quando serão realizadas atividades, em todo o estado, com o objetivo de valorizar e divulgar o patrimônio histórico vinculado ao barroco mineiro e à obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O projeto de lei também prevê 2014 como o ano de comemoração do bicentenário de Aleijadinho, o expoente maior do barroco mineiro, considerado o artista brasileiro mais importante do período colonial.

Para marcar o evento, nesta quarta-feira, dia 28, será realizada solenidade no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, quando também será firmada parceria entre o Governo de Minas e a Assembleia Legislativa para a elaboração do ‘Roteiro Turístico do Barroco Mineiro’.

A solenidade conta com a presença da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras; do secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus; de prefeitos e secretários municipais de Turismo das cidades históricas barrocas de Minas; de diretores de museus; de entidades de preservação do patrimônio histórico e de pesquisadores e acadêmicos que se dedicam ao estudo do tema.