A decolagem de turistas internacionais ao redor do mundo cresceu 5% nos primeiros quatro meses de 2012, apesar das incertezas na economia permanecerem em alguns dos principais mercados. De acordo com a última pesquisa mundial de Turismo da Organização Mundial de Turismo (OMT), as perspectivas permanecem positivas para o período de Maio-Agosto, a temporada de verão no hemisfério norte, com a expectativa de aproximadamente 415 milhões de turistas viajando ao redor do mundo.
Entre janeiro e abril de 2012, a partida de turistas internacionais ao redor do mundo totalizou 285 milhões, 15 milhões a mais do que no mesmo período de 2011 (+5%).
Ásia, Pacífico e Africa (ambos +8%), mostraram os melhore resultados. Ambas as regiões visualizam uma recuperação clara, já que em alguns desses destinos experimentaram declínio em 2011. Na Ásia e no Pacífico, viagens de entrada e saída do Japão estão claramente se recuperando, com chegadas ao país com aumento em 40% nos primeiros cinco meses de 2012. Na África, o Norte da África (+11%) retornaram ao crescimento graças aos resultados positivos da Tunísia (+48% entre janeiro e maio). O Oriente Médio também mostra sinais de recuperação com as chegadas de até 1% entre janeiro e abril de 2012, e os resultados particularmente promissores para o Egito (+29% entre janeiro e maio).
“É muito encorajador ver a demanda voltando para países como Japão, Egito e Tunísia. Estes são de longa data destinos turísticos totalmente preparados para receber de volta os milhões de turistas que a cada ano escolhem para visitá-los”, disse Taleb Rifai, secretário-geral da OMT.
As Américas (+6%) registraram um crescimento ligeiramente acima da média mundial, com resultados sólidos em quase todos os destinos. Europa (+4%) consolidou o seu crescimento recorde de 2011, apesar de continuar a volatilidade econômica na zona euro.
Com o começo da temporada de verão no Hemisfério Norte, as perspectivas a curto prazo para o Turismo internacional continua a ser positiva. O Índice de confiança da OMT para o período maio-agosto melhorou em comparação com períodos anteriores, principalmente entre os especialistas nas economias avançadas.
A OMT espera que cerca de 415 milhões de turistas viajem internacionalmente, entre maio e agosto, a temporada de pico na maioria dos líderes mundiais em mercados emissores e destinos turísticos. Nos últimos anos, estes quatro meses representaram 41% dos turistas do total anual.
As perspectivas são confirmadas pelos dados das reservas feitas pela ferramenta de inteligência de negócios ForwardKeys, apresentado pela primeira vez na pesquisa Mundial do Turismo da OMT, o que mostra que as reservas para voos internacionais em todo o mundo para o período maio-agosto são 5% maior do que no mesmo período do ano passado. As reservas para as viagens aéreas dentro da mesma região (+7%) são mais fortes do que para o transporte aéreo entre as regiões (+4%). Em termos gerais, o crescimento é um pouco mais moderado do que nos primeiros quatro meses de 2012 (+7% globalmente). O transporte aéreo é um indicador importante, pois o Turismo representa cerca de metade de todas as viagens internacionais em todo o mundo de acordo com dados da OMT destinos.
Filipe Cerolim