Com a premissa “Curitiba para inglês ver”, o secretário de Turismo do Paraná, Jackson Pitombo, e o Secretário Especial para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, apresentaram as novidades sobre os preparativos do Estado para a Copa do Mundo 2014, durante o Goal to Brasil – evento organizado pela Embratur, na capital da Inglaterra, para promover as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 no mercado internacional.
Além dos atrativos, foram apresentados ao trade londrino, detalhes da cultura paranaense, como a gastronomia, apresentada pelo chef Celso Freire, que já trabalhou na embaixada do Brasil em Londres. Foi neste cenário onde a BWT Operadora, junto com o Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau mostraram o que de melhor o Estado tem para captar os turistas europeus.
Opções de passeios como os trens turísticos da Serra Verde Express; os encantos de Curitiba; o charme de Morretes; as paisagens intocadas da Serra do Mar; entre tantas outras opções, fizeram parte do pacote de boas surpresas mostrado em Londres.
Segundo o Estudo da Demanda Turística Internacional 2012, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mais de 29% dos ingleses em viagem pelo Brasil preferem atividades ligadas ao turismo de natureza. A Inglaterra é um dos principais emissores de turistas para o Brasil, segundo levantamento da Embratur. Só em 2011 foram quase 150 mil ingleses em viagens pelos estados brasileiros, fato que os tornou num dos públicos mais importantes para o segmento.
Luciano Palumbo