Câmbio:

Idiomas:

​Irlanda quer mais brasileiros estudando no país

.
.

Com o foco de atrair cada vez mais brasileiros para estudar no país, o presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, vem ao Brasil em outubro para participar do programa Ciência sem Fronteiras – programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O programa tem parceria da Belta, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), MEC e MCTI.

Segundo Para Peter O’ Neill (foto), consultor de educação no Brasil para a Irlanda, o aumento de brasileiros interessados em estudar no país deve-se às oportunidades educacionais oferecidas para estrangeiros, pela qualidade, pelo custo e pela diversão, não somente na área de cursos de inglês, mas também em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além de não precisar de visto. “A Irlanda está promovendo cursos em tecnologia da informática, marketing, administração de negócios, (MBA), medicina e outros, como inglês para negócios, aumentando o interesse dos estrangeiros em se atualizar nestas áreas”, revela o consultor.

Hoje , o Brasil é o quarto mercado para o destino que recebeu em 2011 cerca de 10 mil estudantes brasileiros. “Queremos crescer em 40% este ano”, comenta. O’Neill revela que a vinda do presidente vai capacitar mais de 1,5 mil jovens para bolsas de estudos naquele país. “A Irlanda possui inúmeras facilidades para o desenvolvimento educacional de estrangeiros. No caso do Brasil, a desobrigação do visto e a facilidade de trabalho semanal são pontos importantes para elevar o numero de brasileiros no país”, finaliza.

Luciano Palumbo

Tópicos relacionados