O Rio de Janeiro fechou 2011 como a cidade brasileira que mais recebeu congressos e convenções internacionais, passando São Paulo, que desde 2005 figurava como líder do ranking nacional. Ao todo foram 69 eventos realizados no Rio contra 60 na Em São Paulo. Considerando apenas a América, a cidade subiu para segunda posição, ficando atrás apenas de Buenos Aires. No ranking geral, o Rio subiu da 31º para 27º posição entre os principais destinos para eventos internacionais.
Para o superintendente do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, o crescimento é resultado da estabilidade econômica aliada à realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos na cidade. Senise observa ainda que 2011 foi excelente para a cidade. Somente o Rio C&VB apoiou a captação, no ano passado, do número recorde de 29 eventos (nacionais e internacionais) para serem realizados na cidade, contra 24 em 2007. Já em comparação com 2010, houve um crescimento de mais de 50% na captação de eventos pelo Rio C&VB, que resultou em uma receita de US$ 41 milhões e na vinda de mais de 38 mil turistas à Cidade Maravilhosa.
“Os investimentos que a cidade vêm recebendo estão atraindo a atenção dos organizadores de feiras, congressos e seminários. Só em 2011, o turismo de eventos gerou ao todo mais de US$ 160,5 milhões de renda para o Rio e trouxe mais de 165 mil visitantes”, explica Senise.
A tendência é de que alta permaneça em função dos investimentos em infraestrutura que a cidade vem recebendo e da aproximação dos grandes eventos internacionais. Somente em 2011 a média foi de dez eventos por mês. Segundo o Rio Convention & Visitors Bureau a área de medicina foi a que mais atraiu eventos o Rio de Janeiro em 2011. O setor respondeu por 33% dos congressos, conferências e feiras que aconteceram na cidade ao longo do ano. E a previsão é de que o cenário não mude em 2012.
Fernanda Lutfi