Na noite de ontem (13/11), aconteceu, em Sergipe, a abertura do 13° Encontro Interdisciplinar de Turismo da Estácio Fase, que este ano traz como tema “Turismo Internacional”. Durante o encontro foram apresentadas as novas tendências do Turismo internacional e sua sustentabilidade, os índices relativos a chegada de turistas internacionais nos continentes e o perfil dos turistas e suas motivações para a realização das viagens. No final da noite também houve uma mostra gastronômica realizada pelos alunos da faculdade, onde o público presente no evento teve a oportunidade de conhecer a gastronomia de alguns dos países como Itália, China, Japão e Turquia.
Durante encontro, foi apresentado o ranking que engloba os indicadores envolvendo o principal motivo de viagem do turista internacional, onde é possível perceber a evolução da busca por Turismo de lazer e a diminuição para o Turismo de negócios. Além disso, foram apontados durante a palestra, o roteiro sol e praia como alguns dos principais motivos que fazem com que o turista internacional venha para o Brasil, além do crescimento da busca por natureza, ecoturismo e aventura. A realização da Copa do Mundo no Brasil também será mais um grande atrativo para a vinda dos turistas ao Brasil e Sergipe.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, o turista internacional busca a receptividade no destino e Sergipe vem recebendo muitos investimentos para o desenvolvimento do Turismo internacional. “É muito importante que o mercado de Turismo em Sergipe tenha profissionais capacitados, são cerca de 12 mil turistas internacionais visitando o estado durante o ano. Sergipe retomou o trabalho de captação do Turismo internacional para o estado há três anos e este é um trabalho gradativo e estamos preparando o destino para receber o turista, seja capacitando e fortalecendo nossa infraestrutura turística, desde a qualidade de nossos hotéis até os acessos como a reforma do aeroporto e as novas rodovias do estado.”