Na manhã desta segunda-feira, dia 14, o secretário de Estado de Turismo de Sergipe, Elber Batalha e o secretário-adjunto, José Roberto Lima estiveram reunidos com representantes do sistema S. O objetivo da reunião foi informar a participação e os investimentos da Setur na realização de diversas ações de capacitações para o setor hoteleiro. Participaram da reunião Gisleide Souza da Silva, coordenadora de desenvolvimento de produtos turísticos da Emsetur, Graça Trindade, coordenadora do Sest/Senat, Marcos Barreto, gerente da divisão de desenvolvimento institucional do Senac, e Bianca de Faria, do Sebrae.
Segundo Elber Batalha, a importância deste investimento na capacitação profissional dos que trabalham no setor turístico é imprescindível para que o Turismo no estado tenha qualidade. “Iremos convocar as faculdades do estado para entrar também neste projeto. Estamos realizando através de uma empresa de consultoria um diagnóstico para saber quais as deficiências dos nossos profissionais e só assim oferecer cursos de qualidade para a capacitação de toda cadeia turística de Sergipe já visando a Copa do Mundo em 2014. O nosso entendimento é focar nestes cursos já que estamos com uma demanda muito grande. Exemplo disso é o aeroporto que saiu de 18 voos diários para 50”, esclarece o secretário.
Os dirigentes solicitaram a colaboração de todo o sistema S para o desenvolvimento dessas capacitações. “Serão R$ 2,5 milhões que devem ser utilizados durantes cinco anos destinados apenas para essas capacitações”, conta José Roberto Lima. Ele ainda enfatizou que esse dinheiro deve ser gasto principalmente no Polo dos Coqueirais e do Velho Chico. “Este dinheiro é procedente do Prodetur/SE e visa não apenas a capital, mas desde as praias do litoral sul como também o Baixo São Francisco”.