Em cerimônia no Palácio do Buriti, na capital federal na última quinta-feira, dia 18, o Viaja Brasília foi lançado com a presença de representantes do trade de turismo e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. “O Turismo é um pilar importante da economia e o Viaja Brasília é um ato histórico para o Turismo no Distrito Federal. É um projeto com dimensões que extrapolam o interesse de uma cidade ou grupo de empresários. Essa ferramenta é poderosa. Movimenta toda a cadeia do turismo, criando uma cultura de visitação à capital do país”, registrou o governador Agnelo Queiroz em seu discurso.
O roteiro âncora do Viaja Brasília é o cívico. Um grupo de 27 estudantes de escolas do ensino público de Brasília visitou os pontos turísticos do circuito e participou do encontro com o governador. “Foi emocionante conhecer a cidade onde vivemos de outro jeito, indo nos lugares. Acho que todo mundo deveria conhecer as belezas de Brasília e um pouco da história do nosso país”, testemunhou a aluna Julia Torres, de 14 anos, do Centro de Ensino da 104 Norte. Os roteiros jurídico, arquitetônico, rural, místico e religioso também foram apresentados. “Queremos dinamizar o turismo interno no Brasil. Com isso, acreditamos que os preços devam cair. Mas não adianta apenas divulgar os destinos, temos que ter uma ferramenta de venda. É a isso que o Viaja Brasília se propõe”, explicou o presidente do programa, Carlos Alberto de Sá, que também responde pela Abav DF e pelo Grupo Voetur.
Participaram da solenidade de lançamento representantes do Condetur (Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal, que reúne diversas entidades do trade), Abare, Abrasel, Academia Brasileira de Eventos, Conselho Nacional de Turismo e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.