O World Travel & Tourism Council (WTTC) anunciou o lançamento do terceiro relatórios trimestrais, de um total de quatro, sobre a recuperação do Japão para a indústria de viagens e turismo após a tsunami este ano. De acordo com o relatório, o turismo no Japão se recuperou fortemente no segundo semestre de 2011, mais rapidamente do que o esperado. Os resultados mostram que os números da contribuição para o PIB japonês superaram até as mais otimistas previsões.
Dados da Japan National Tourism Organisation e da STR Global sugerem que o turismo doméstico e a emissão de turistas japoneses se recuperaram, chegando a resultados compatíveis com, ou melhores do que as previsões feitas antes do terremoto. Devido à predominância do turismo doméstico em relação ao turismo receptivo, isto implica na contribuição total para o PIB japonês, que deverá estar totalmente recuperado até o final de 2011. Para o ano como um todo, existe um efeito perceptivelmente negativo, mas isso não deve ter nenhum impacto prolongado em 2012. Esta recuperação pode ser atribuída à velocidade da restauração da infraestrutura básica imediatamente após o terremoto e à valorização do iene em curso.
Além disso, os dados da companhia aérea Japan Airlines e All Nippon Airways sugerem uma recuperação mais rápida da demanda por destinos distantes do que para outros destinos asiáticos. Quanto às entradas, ainda há muito a se recuperar. Ao final de 2011, o número de visitantes esperados para o ano como um todo é 25% inferior ao total de visitantes em 2010. Chegadas continuam a estar em linha com o cenário de impacto anterior WTTC baixo que afirma que as chegadas de turistas internacionais vai se recuperar em números no início de 2012. Entre as principais fontes emissoras estão os países europeus, que impulsionam o mercado japonês, freados apenas pela crise do euro e pela incerteza quanto à segurança nuclear.
“Nove meses depois do devastador terremoto e tsunami que atingiu o nordeste do Japão, a indústria do turismo do país superou até mesmo as previsões mais otimistas e está bem no caminho da recuperação. O Japão vem fazendo um ótimo trabalho, em especial, com os esforços de marketing, tanto interna como externamente, e recordou o mundo dos produtos originais do Japão tem a oferecer”, declarou David Scowsill, presidente e CEO do WTTC.
No entanto, há ainda trabalho a ser feito para alcançar os níveis anteriores de visitantes internacionais, particularmente de longa distância. “A 12ª WTTC’s Global Summit – que será realizada em Sendai e Tóquio, entre os dias 16 e 19 de abril de 2012 – vai mostrar a recuperação do Japão e reunir os líderes do trade turístico internacional para demonstrar que o Japão realmente está aberto para negócios”, finalizou Scowsill.