Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

5 vinícolas para desfrutar o enoturismo em Curitiba

A combinação do frio e vinho é praticamente universal. No inverno, Curitiba se destaca entre os destinos nacionais para quem quer experienciar uma viagem gastronômica, com foco no enoturismo. Preparada para receber esses turistas, a região conta com diversas vinícolas que não só servem vinhos para apreciação do paladar, como também oferece conhecimentos sobre suas histórias, culturas e curiosidades. Para conhecer mais esses lugares e vivenciar essas experiências, Grazielle Ueno Maccoppi, coordenadora do curso de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, apontou os cinco melhores locais:

Cave Colinas de Pedra

unnamed (4)

Vinícola também serve almoços. Foto: Divulgação.

A 30 quilômetros do centro de Curitiba, o local tem visitas e degustações em um túnel desativado da Estrada de Ferro. Mais de 10 mil garrafas de vinhos e espumantes estão aqui expostas para maturação, vindas diretamente do Rio Grande do Sul. O espaço também tem almoços aos sábados e domingos dentro da antiga estação de trem.

Serviço: http://www.cavecolinasdepedra.com.br/

Vinícola Legado

Vinícola também serve almoços. Foto: Divulgação.

Espaço é aberto para piqueniques e passeios. Foto: Divulgação.

Com tour guiado, essa vinícola produz e vende espumantes, vinhos e sucos de uva. Suas vinhas são abertas para os visitantes, que chegam após 30,5 quilômetros do centro de Curitiba, onde podem fazer piqueniques, passear e conhecer mais sobre a plantação e processo de produção.

Serviço: http://www.vinicolalegado.com.br/

Vinícola Araucária

purple-grapes-553464_1280

Rótulos ali produzidos podem ser degustados. Foto: Divulgação.

Em São José dos Pinhais, a 40 km do centro de Curitiba, a vinícola tem visitas guiadas que valem muito a pena pois são feitas com um enólogo que apresenta fase a fase da produção de vinho –  do cultivo às etapas de vinificação. Seus rótulos próprios ali produzidos podem ser degustados e o passeio também oferece almoço com harmonização da bebida.

Serviço: http://www.vinicolaaraucaria.com.br/

Vinícola Família Fardo

Plantação de uvas na Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves (Foto: Embratur)

Veja o passo a passo da produção. Foto: Embratur.

Também a 30 quilômetros de Curitiba, a estrutura da Família Fardo pode ser visitada e entendida através da sua história, que é narrada por ali. Pode-se ver também equipamentos, o processo de produção e a prova final da bebida.

Serviço: http://familiafardo.com.br/

Vinícola Franco Italiano

Vinícola tem almoços aos finais de semana. Foto: Divulgação.

Vinícola tem almoços aos finais de semana. Foto: Divulgação.

Com almoços de finais de semana, a Colombo é a mais próxima das vinícolas (a 16 quilômetros do centro de Curitiba). Além das visitas, tem cursos específicos para os que pretendem se aprofundar no assunto.

Serviço: http://www.francoitaliano.com.br/

Receba nossas newsletters