A Bahia foi escolhida como um dos principais destinos de luxo online. A certificação foi anunciada hoje (30/5) à Secretaria de Turismo do Estado; pelo Comitê Científico do Prêmio Turismo de Luxo (Scientific Committee of the Luxury Tourism Awards); organização formada por pesquisadores e acadêmicos da Universidade da Suíça Italiana; que anualmente elege os destinos mais exclusivos do mundo.
Com essa certificação; a Bahia está concorrendo ao título de Melhor Destino de Luxo Online do Mundo. O prêmio para o primeiro colocado e a certificação dos demais concorrentes serão entregues em março do próximo ano; durante cerimônia oficial que acontecerá na cidade de Lugano; na Suíça.
O Luxury Tourism Awards já era concedido pela Confederação Suíça aos principais hotéis online do mundo. Este ano; a premiação passou a incluir uma segunda categoria; o dos principais destinos online do mundo. A escolha dos destinos é feita em quatro etapas.
Na primeira; os destinos concorrentes são identificados por um software desenvolvido pela Universidade da Suíça Italiana; denominado de Web2rism; que tem a finalidade de indicar os destinos com maior presença e boa reputação na web. Nesta primeira edição; segundo o Comitê Científico; foram identificados 700 destinos turísticos.
Na segunda etapa; os 700 destinos foram avaliados por uma comissão composta de pesquisadores das áreas de comunicação e novas mídias e turismo; coordenados pelo professor Lorenzo Cantoni; chefe do Laboratório de Novas Mídias e e-tourism da Universidade Suíça Italiana.
Essa comissão avaliou os destinos identificados pelo Web2rism; a partir de seis critérios: 1 – Comunidades virtuais (conjunto de pessoas interessadas em um tópico; que se correspondem através da Internet); 2 – Opiniões de usuários; 3 – Presença em sites; blogs; microblogs (formas de publicação contínua de conteúdos pequenos na web sob a forma de mensagens de texto); 4 – Presença em redes sociais (estrutura social mediada pela Internet consistindo de indivíduos ou organizações conectadas por um interesse comum); 5. Serviços de compartilhamento de mídia (serviços que permitem através da internet o compartilhamento de imagens; textos; aplicativos; vídeos; áudio; jogos); e 6 – Estímulo à participação dos usuários.
Os destinos selecionados nesta fase passaram para uma quarta etapa para uma avaliação turística; propriamente dita; que verificou a conformidade com sete critérios como Acomodação; restaurantes; acessibilidade e transportes; atividades entretenimento e eventos e Qualidade do patrimônio e território além da atenção e valorização da oferta cultural Dessa etapa saíram 100 candidatos ao título de Melhor Destino de Luxo Online do Mundo. Eles serão novamente avaliados pela comissão que definirá a ordem de classificação.
A Bahia foi classificada em todos os critérios de avaliação online; por conta do trabalho realizado na web com o fornecimento de informações oficiais em sites e também nas redes sociais digitais; através do portal www.bahia.com.br e dos perfis Turismo Bahia no Youtube; Facebook; Twitter e Orkut. “O destino atende de fato a todos os requisitos necessários para ser certificado pelo Luxury Tourism Awards; reconhecimento do mais alto valor científico e evidência documental da atenção especial dada pela administração ao gerenciamento de um aspecto importante como a reputação online de seu destino”; informa o site da universidade.
Além da Bahia; os outros estados brasileiros foram classificados para a etapa final do Luxury Tourism Awards: São Paulo; Rio de Janeiro; Santa Catarina e Paraná.