
Belém acaba de completar 395 anos e o trade local; bem com os prestadores de serviços vivem a expectativa em função do compromisso assumido pelo governador Simão Jatene; de colocar o turismo entre os eixos prioritários de sua gestão. Na opinião do presidente da Paratur; Adenauer Góes o processo se dará pela retomada do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado.
“Nossa prioridade é retomar o Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. Depois; vamos investir em promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses; e ainda trabalhar a articulação de todos os setores: públicos; empresariais; não governamentais”. “Vamos trabalhar para que o turista venha conhecer as belezas de Belém; do Marajó; do Tapajós; de todo o Pará”. Acrescenta Adenauer que tem como desafio inicial reerguer a Paratur e comandar a criação da Secretaria de Estado de Turismo do Pará.
A maior expectativa de Belém; enquanto pólo turístico; neste momento é quanto à articulação que poderá ter para se desenvolver como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional; assim eleita pelo Ministério do Turismo; juntamente com o pólo Tapajós e o Marajó. Essa articulação se fortalece à medida que houve uma ampla adesão ao Grupo Gestor; articulada pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e pela Paratur; dos municípios que integram a Região Metropolitana de Belém.
Maiores ainda são as possibilidades de Belém; no momento em que é do Pará a nova secretária Nacional de Políticas de Turismo; Izabel (Bel) Mesquita; que reuniu com o trade paraense esta semana; na sede da FAEPA; em Belém. A ex-prefeita de Parauapebas; que embora tenha vindo ao Pará na década de 80 diz se sentir genuinamente paraense; afirma que é prioridade o apoio ao turismo paraense. “Nós conhecemos Belém lá fora como uma cidade muito bonita. No contexto geral; a gente pensa que conhece a cidade; que conhece o Brasil. Mas há muito o que divulgar; há muito o que conhecer”; disse ela; para quem a política é ferramenta importante nesse processo de investimento no turismo; por que é mecanismo de articulação; debate e avanços.
A secretária deixa claro que sua política de investimentos contemplará setores como o turismo rural e pequenos empreendedores; e destacou a importância de parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur); que por várias décadas sempre foi referência nacional e internacional em termos de ações turísticas.
Um fator também relevante para o turismo em Belém neste momento é que o patrimônio histórico e cultural vem sendo recuperado pela Prefeitura de Belém. Prédios como o Palacete Pinho; entregue completamente restaurado para a população; chega para somar com outras referências; como o conjunto de casas antigas da Cidade Velha; também sendo restauradas. A recondução à Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult); do engenheiro Paulo Chaves Fernandes; também promete avanços. Paulo assina importantes obras de infraestrutura turística ; como o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia; Pólo Joalheiro; Complexo Feliz Lusitânia; Mangal das Garças e outras que colocaram Belém no centro de disputa do turismo de eventos a nível internacional.
Adenauer Góes