Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Administração de Fernando de Noronha assina ordem para reforma do Porto de Santo Antônio

Porto de Santo Antônio (Foto: Ney Anderson)

Porto de Santo Antônio (Ney Anderson)

A Administração de Fernando de Noronha assinou a Ordem de Serviço para a reforma total do Porto de Santo Antônio na última sexta-feira (5). A assinatura foi feita no próprio porto pelo Administrador Geral da ilha, Guilherme Rocha. A empresa vencedora foi a Jatobeton Engenharia, que atendeu aos requisitos do Chamamento Público lançado no dia 31 de agosto. O prazo de execução da obra é de cinco meses e o valor estimado é de R$ 5,6 milhões com recurso próprios da Administração.

A obra contempla a execução dos serviços de recuperação, requalificação e reforço do cais de atracação/comercial, terminal de passageiros e elementos de apoio (flutuante, rampa de passageiros e passarela de acesso) que compõe o Porto Santo Antônio. Para isso, foram desenvolvidos os projetos de arquitetura, estruturais e elétricos com objetivo de atender tecnicamente a segurança das instalações atuais do Porto.

Durante o período de execução da obra, serão feitas interdições e readequação do embarque e desembarque de passageiros e de embarcações que chegam com mantimentos para Noronha. O Porto de Santo Antônio é a principal porta de entrada para o abastecimento do arquipélago, além de ser muito movimentado também durante todos os dias da semana, por conta dos passeios turísticos de barco, especialmente no período das festividades de final de ano, onde o fluxo aumenta consideravelmente.

Após a publicação da Ordem de Serviço no Diário Oficial da União, a empresa terá um prazo de 15 para iniciar a obra, com expectativa de conclusão em cinco meses. “O Porto de Santo Antônio recebe 98% do abastecimento da ilha. Diante da situação precária na infraestrutura, conforme a avaliação de vários técnicos de engenharia, a gente decidiu abrir um diálogo com o Tribunal de Contas e fazer uma contratação direta, emergencial, de forma mais rápida, por conta da diante do estado atual do Porto de Santo Antônio”, afirmou Guilherme Rocha, Administrador de Fernando de Noronha.

Receba nossas newsletters