Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Política

Alagoas cria programa ‘Escola do Turismo’ com 11 mil vagas gratuitas para jovens

Marinas 04 1 Alagoas cria programa 'Escola do Turismo' com 11 mil vagas gratuitas para jovens

As primeiras inscrições serão abertas para 700 vagas em cursos presenciais (Thiago Sampaio)

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), criou o programa Escola do Turismo. A iniciativa vai oferecer 11 mil vagas em cursos gratuitos para jovens em busca do primeiro emprego e para profissionais em busca de capacitação para atividades dos ramos de hotelaria, alimentação e outros segmentos ligados à atividade turística. A primeira fase de inscrições começa nesta sexta-feira (19), em Piranhas, no Alto Sertão Alagoano.

No site www.setur.al.gov.br, é possível acessar a listagem completa dos cursos com início em julho, com detalhes sobre a documentação necessária. As inscrições serão feitas diretamente com as instituições que irão ofertar os cursos. Os futuros cronogramas também serão divulgados por meio do site da Setur. Todo esse material estará disponível na aba de anexos.

As primeiras inscrições serão abertas para 700 vagas em cursos presenciais também nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Passo de Camaragibe. As aulas da primeira fase do programa serão ministradas já a partir de 3 de julho pelo Senac Alagoas e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL). As informações como local das aulas e horários também serão disponibilizadas pelas instituições parceiras.

Na capital alagoana, as inscrições estão previstas para começar dia 26 de maio, e os cursos ofertados inicialmente serão de Qualidade no Atendimento para Guias de Turismo; Qualidade de Atendimento para Serviços de Alimentação e Bebidas, Qualidade de Atendimento ao Turista para Taxistas, Aperfeiçoamento de Garçom, Aperfeiçoamento de Confeiteiro, Elaboração de Drinks, Arte de Servir Vinhos, Camareira, Recepção e Primeiros Socorros.

O programa Escola do Turismo, em todas as suas fases, irá abranger todas as sete regiões turísticos de Alagoas com aulas presenciais em 28 municípios polo, são eles: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Maceió, Marechal Deodoro, Roteiro, União dos Palmares, São José da Laje, Murici, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Coruripe, Viçosa, Paripueira, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Piaçabuçu e Barra de São Miguel.

Cronogama da primeira fase

19/05 – Inscrições presenciais em Piranhas (Governo Trabalhando)
26/05 – Inscrições para os cursos em Maceió
05/06 – Inscrições para os cursos em Marechal Deodoro e Passo de Camaragibe
03/07 – Início das aulas das primeiras turmas

Cursos

MACEIÓ – SENAC
1. Qualidade no Atendimento Para Guias de Turismo;
2. Qualidade de Atendimento Para Serviços de Alimentação e Bebidas;
3. Qualidade de Atendimento ao Turista para Taxistas;

MACEIÓ – SINDHAL
1. Aperfeiçoamento de Garçom
2. Aperfeiçoamento de Confeiteiro;
3. Elaboração de Drinks;
4. Arte de Servir vinhos;
5. Noções básicas para camareiros;
6. Noções básicas para recepção;
7. Primeiros socorros;

ARAPIRACA – SENAC
1. Auxiliar de cozinha;
2. Recepcionista em meios de hospedagem;

MARECHAL DEODORO – SENAC
1. Elaboração de Cardápio e Precificação;
2. Qualidade no Atendimento para Alimentação e Bebidas;

PIRANHAS – SINDHAL
1. Aperfeiçoamento para camareiros;
2. Tarifário para hotéis e pousadas;
3. Excelência para atendimento ao turista;

PASSO DE CAMARAGIBE – SINDHAL
1. Noções Básicas de Garçom.

Receba nossas newsletters