O estudo Transformando o futuro das viagens na Ásia e no Pacífico: Os quatro grandes efeitos de viagens, encomendado pela Amadeus, aponta que, nos próximos 20 anos, haverá um aumento de viajantes entre as pessoas idosas da população da região. Cingapura, China e Coreia terão as mudanças mais drásticas.
Estima-se que haverá um crescimento de 250 milhões de idosos até 2030 nos sete países pesquisados – Austrália, China, Índia, Indonésia, Japão, Coreia e Cingapura. Essa evolução irá dobrar o número de viajantes seniores para destinos da Ásia-Pacífico em 2030.
Hoje, a população acima de 50 anos na Austrália e Japão é responsável por mais de 20% de todos os viajantes de lazer. No Japão, por exemplo, a população em idade ativa (20 a 65 anos) irá cair a 12% entre 2011 e 2030, o que causará uma queda no número de viagens de negócios, ao mesmo tempo em que o número de pessoas acima de 65 anos irá chegar a 34% do total.
A Amadeus aponta ainda que é preciso estar atendo para atender esta demanda. A chamada “geração S”, dos sêniores, prefere abordagens tradicionais para reservar sua viagem e obter informações de Turismo, em vez de utilizar a internet e dos dispositivos móveis.
Juliana Bellegard