Câmbio:

Idiomas:

Amazonas realiza seminário sobre classificação hoteleira dia 16

O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realiza amanhã (16), o Seminário de Classificação Brasileira de Meios de Hospedagem (SBClass). Além disso, o órgão vai apresentar um diagnóstico atual do setor hoteleiro da capital amazonense. O evento vai ocorrer no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avenida Leonardo Malcher, a partir das 9h.

De acordo com Oreni Braga, presidente da Amazonastur, o seminário tem o objetivo de dar continuidade às ações de melhoramento dos serviços turísticos para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. “O evento visa apresentar o novo sistema e orientar os empresários quanto aos critérios para se obter a classificação oficial do Governo Federal”, disse.

O novo Sistema foi elaborado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a sociedade civil. “Esse novo sistema tem vários pontos positivos tanto para os empresários quanto para os turistas, além de aumentar a competitividade no setor”, informou a titular da pasta de Turismo.

Oreni disse que para solicitar a nova classificação é obrigatório que o meio de hospedagem esteja devidamente regularizado junto ao sistema Cadastur. “O SBClass é também uma maneira de divulgar os meios de hospedagens. O turista vai entrar no site (www.classificação.turismo.gov.br) e vai saber se o meio é ou não classificado e se ele vai atender a sua demanda antes de chegar ao local”, explicou.

Há oito anos, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonastur, vem trabalhando em parceria com os empresários do setor hoteleiro do Estado no sentido de melhorar ainda mais os meios de hospedagens.

Um dos trabalhos nesse sentido é a fiscalização nos meios de hospedagens existentes no Estado, especificamente em Manaus. No último levantamento feito pela Amazonastur foi registrado que 100 hotéis estavam aptos a receber em padrões internacionais qualquer turista brasileiro ou estrangeiro.

Filipe Cerolim

Tópicos relacionados