Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

APA da Baleia Franca foi a Unidade de Conservação mais visitada do Brasil em 2021

9d4171a4-1bf1-4e81-9e3f-87ef1257ecae

O território protegido pela APA inclui destinos como as praias dos municípios de Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna, no litoral sul catarinense (Divulgação)

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, localizada no litoral sul de Santa Catarina, bateu recorde em 2021 e alcançou o topo do ranking de visitação das Unidades de Conservação (UCs) do país, com mais de 7 milhões de visitantes. O número é resultado do fomento ao turismo alinhado à preservação ambiental e corresponde a 42% da demanda total de visitação de todas as UCs do Brasil.

A APA da Baleia, como é conhecida, é a “maternidade” das baleias franca, onde elas acasalam, dão à luz e amamentam os filhotes. Com uma área de 156 mil hectares e 130 km de costa marítima, a APA da Baleia abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Florianópolis até o Balneário Rincão. Cerca de 80% da área da Unidade de Conservação é marinha, e o restante é formada por zona costeira.

A Área de Proteção foi criada em 2000 e tem como objetivos, além de proteger a baleia franca austral, ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, a ocupação e utilização do solo e das águas, ordenar o uso turístico e recreativo, atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves.

O território protegido pela APA inclui destinos como as praias dos municípios de Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna, no litoral sul catarinense, além de proteger a única reserva mundial de surf do país, na Praia da Guarda do Embaú. Surfe, sandboard, mergulho, passeios de barco, cavalgadas, trilhas, paraquedismo, pesca interativa com botos, observação de baleias e tour histórico são algumas das atividades que podem ser realizadas para quem realiza a Rota da Baleia Franca.

Receba nossas newsletters