Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Argentina bate recordes históricos de receitas e chegadas de estrangeiros em 2023

unnamed2 6 Argentina bate recordes históricos de receitas e chegadas de estrangeiros em 2023

Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur (Divulgação)

O Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) divulgou um relatório com os dados estatísticos mais recentes que revelam recordes históricos de crescimento das chegadas de turistas estrangeiros nos primeiros nove meses de 2023, em relação aos últimos 13 anos. O relatório destaca que nos primeiros nove meses de 2023, a Argentina recebeu mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros, o segundo melhor recorde histórico desde 2010.

O secretário executivo do Inprotur, Ricardo Sosa, explicou também que, no caso dos mercados do Chile, Estados Unidos, Uruguai, México, Canadá, Equador e Costa Rica, o período entre janeiro-setembro de 2023 é o mais importante dos últimos 13 anos, com recordes históricos de receitas turísticas em todos os canais, e o melhor histórico de receitas por terra para o mercado brasileiro.

unnamed 32 Argentina bate recordes históricos de receitas e chegadas de estrangeiros em 2023

Chegada de turistas brasileiros via terrestre de janeiro a setembro de 2023, ultrapassando os números de 2019 (Divulgação)

Ele revela que estas marcas históricas “englobam também a entrada de turistas brasileiros por via terrestre com o melhor registro dos últimos 13 anos, totalizando 1.025.854 de brasileiros que chegaram à Argentina por todos os meios. De janeiro a setembro, mais e 337 mil brasileiros entraram na Argentina por terra, número acima de 2019.

Devemos ressaltar que esse crescimento do movimento turístico acima do pré-pandemia não se deve apenas ao câmbio favorável. Durante este último ano, a Argentina teve uma presença massiva em mais de 28 países onde realizamos mais de 200 ações de promoção turística. Operadores turísticos, prestadores de serviços, destinos provinciais e municipais e entidades de todo o país nos acompanharam em missões comerciais, que fortalecem a oferta de marketing turístico e a relação com o comércio dos diversos países”, destacou o secretário executivo do Inprotur.

unnamed1 16 Argentina bate recordes históricos de receitas e chegadas de estrangeiros em 2023

Crescimento dos mercados emissores em 2013 em relação a 2019 (Divulgação)

Ainda segundo Sosa, ações de cooperação com diversas companhias aéreas foram geradas para que a Argentina estivesse presente para fortalecer o turismo esportivo no golfe, automobilismo, motociclismo, vôlei, basquete ou tênis em diversos países. “Consolidamos produtos como vinho, neve, gastronomia (mesmo com a chegada do guia Michelin), a Rota Natural, colaboramos na chegada de novas rotas aéreas, como São Paulo-Salta”, completa.

Receba nossas newsletters