A Associação Argentina de Ecoturismo e Turismo Aventura (AAETAV) reuniu agências e operadoras brasileiras para uma apresentação online na manhã desta quarta-feira (27). Com o apoio do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), a ação da entidade do Turismo de Aventura chega ao trade brasileiro com forte apelo, em especial no período de abrandamento das barreiras sanitárias.
Para Carlos Pelli, presidente da AAETAV, a relevância do mercado emissivo do Brasil é o ponto de partida para o esforço promocional. De acordo com ele, dentro de alguns dias, um catálogo completo com informações e contatos do receptivo estará disponível àqueles que intermediam viagens no Brasil. “A ideia é cruzar a oferta com diretórios de prestadores de serviços”. O turismo de Natureza responde por 19% da visitação internacional na Argentina e, antes da Pandemia, apresentava crescimento de 12% ao ano.
Outro aporte realizado é a plataforma Argentina Academy Nature and Adventure, que igualmente tem a chancela do Inprotur. Essa ferramenta disponibiliza cursos gratuitos aos agentes de viagens, com certificado de especialista em turismo de natureza. Atualmente esse recurso digital está habilitado em português, inglês e espanhol, com 12 módulos.
A formatação dos produtos ganha atenção especial. Agrega opções em roteiros que, na maioria das vezes, podem ser percorridos entre 5 e 15 dias. Para citar alguns: observação de baleias e demais animais marinhos, passeios à cavalo pelas paisagens dos Andes, montanhismo, trekking, ciclismo, mergulho, rota de motocicletas, safaris, travessia em veículos 4X4, Rota Nacional 40 que corta o território argentino, entre outros.