Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estadística y Censos (Indec) da Argentina apontam uma retração no setor de Turismo do país. No mês de novembro, quando foram contabilizadas as últimas informações, as divisas movimentadas pelo turismo receptivo haviam somado US$ 229 milhões, 22,8% a menos que em 2011. A pesquisa considera os dados referentes aos viajantes que ingressam no país pelos aeroportos de Ezeiza e Jorge Newbery, ambos em Buenos Aires.
O número de visitantes brasileiros que chegam ao país também teve queda. Embora o Brasil figure como maior mercado emissor de turistas para a Argentina, a quantidade de visitantes em novembro foi de 62.139, 9,7% inferior ao ano anterior. O gasto diário médio destes brasileiros foi reduzido em 21,5%, somando US$ 153,30.
Em divulgação recente, no entanto, o ministério do Turismo argentino afirmou esperar um crescimento de 10% no número de visitantes que viajam para a Argentina nesta temporada de verão. A expectativa é receber mais de 30 milhões de turistas.
Por outro lado, aumentou o número de argentinos que visitam o exterior. Segundo o Indec, as saídas por ambos aeroportos em novembro totalizou 174.102 turistas, 1,5% a mais que no mesmo período de 2011. Em média, estes viajanter permaneceram 13,2 noites em seu destino.
Juliana Bellegard