Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Argentina: viagem rápida e câmbio favorável levam mais brasileiros à rota dos vinhos

Bodega Susana Balbo Divulgacao Argentina: viagem rápida e câmbio favorável levam mais brasileiros à rota dos vinhos

Bodega Susana Balbo (Divulgação)

A rota dos vinhos argentinos e alguns dos melhores rótulos da América Latina hoje estão mais próximos e acessíveis aos viajantes brasileiros, seja nas vinícolas de altitude de Salta ou nas tradicionais bodegas de Mendoza, pois pode contar agora com voos diretos saindo de São Paulo. Uma viagem que se somou ao câmbio extremamente favorável, que tornou acessíveis.

Em sua última edição do World Wine Awards, a revista inglesa Decanter, a bíblia das publicações sobre enologia, listou a Argentina como o grande destaque, com 41 vinhos premiados, sendo quatro eleitos como Best in Show em suas categorias, e 12 alcançando a medalha Platinum, a categoria para aqueles que ficam acima do Ouro. Também no guia Descorchados, editado no Chile, que elege os melhores da América Latina, a vinícola do ano foi a da argentina Susana Balbo. E a vinícola Zuccardi, no Vale de Uco, depois de ter sido eleita duas vezes consecutivas a melhor vinícola do mundo no concurso inglês World’s Best Vineyards, foi colocada em um lugar no Hall da Fama – do qual é a única participante – para que os jurados finalmente votassem em outras vinícolas.

A Rota dos Vinhos no país tem mais de 2.000 quilômetros de extensão e vai desde o Norte, onde se produzem vinhos brancos perfumados e refrescantes, até a Patagônia, onde há Malbecs espetaculares. Na prática há diversas rotas do vinho, que podem ser conhecidas em detalhe no site Argentina Turismo.

Um dos destinos favoritos dos brasileiros tem sido Mendoza, onde se produzem os melhores vinhos da uva Malbec – que nasceu na França mas encontrou nos vales e montanhas da região seu ambiente ideal. Ali, no Vale de Uco, fica a Bodega Catena Zapata, onde foram feitas as pioneiras pesquisas sobre o cultivo da variedade nas altitudes, onde produz seus melhores resultados. Há mais de 80 vinícolas na área, mas isso pode ser pouco para os enófilos, que frequentemente aproveitam a viagem para seguir até a província vizinha, San Juan, a segunda maior produtora de vinho no país. Blanc. Dezenas de bodegas boutique, muitas delas familiares, lideram a experimentação.

O destino que entrou na moda mais recentemente é Salta, no norte, onde são produzidos brancos com a uva Torrontés, que produz bebidas extremamente aromáticas. Ali existem os vinhedos cultivados nas maiores altitudes do mundo, o que faz com que as uvas produzam sabores que não são alcançados em outras regiões.

Receba nossas newsletters