A prefeitura municipal de Búzios; por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda; iniciou; em 2010; o projeto Qualificação Social e Profissional Associadas à Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho; o Projovem Trabalhador. O projeto recebeu o prêmio Melhores Práticas do MTur na categoria aspectos sociais. Além de Búzios; no estado do Rio de Janeiro foram premiadas as cidades de Angra dos Reis e Rio de Janeiro.
Até maio; o programa deverá formar mais de 200 jovens; entre 18 e 29 anos; nos cursos de: administração; alimentação; serviços pessoais; construção e reparos e turismo e hospitalidade. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social; Cristiane Oliveira; a ideia é tornar o programa fixo oferecer novas turmas; mas; dessa vez; com um número maior de vagas voltadas para turismo e serviços.
Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do MTur; Ana Clévia Guerreiro; a premiação visa estimular os 65 destinos a cumprirem efetivamente o papel de induzir o desenvolvimento da atividade turística em suas regiões. “O objetivo é que as práticas bem-sucedidas sejam multiplicadas por outros destinos turísticos brasileiros”; ressalta Guerreiro.