As obras no aeroporto internacional de Guarulhos (SP) e a falta de slots adiaram os planos de Aruba de conseguir um voo direto saindo do Brasil. “Esperávamos começar essa frequência direta em julho com a Gol ou Avianca. No entanto, diante desse cenário em São Paulo, teremos que postegar para dezembro essas negociações”, afirmou Ana Maria Ostrower, diretora do Aruba Tourism Authority (ATA Brasil), ao MERCADO & EVENTOS, nesta segunda-feira (23/04), durante a edição 2012 do roadshow de Aruba, na capital paulista. O evento, que começou por São Paulo, segue para Porto Alegre, Brasilia e Rio de Janeiro. Participaram do roadshow oito redes hoteleiras de Aruba e nove operadoras. O evento recebeu 160 agentes de viagens.
O Estado de São Paulo representa 50% dos passageiros brasileiros embarcados para a ilha caribenha. Aruba conta com voos diários da Avianca via Bogotá saindo de São Paulo e Rio de Janeiro e duas frequências da Gol operadas duas vezes por semana (quintas e domingos) com paradas. Com a Copa Airlines, os turistas brasileiros alcançam Aruba em partidas diárias das cidades de São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e conexão no Panamá. Em 2011, o destino caribenho cresceu 10.93% em turistas brasileiros sobre os 92% de aumento registrado no ano anterior. Há dois anos, Aruba contabilizou a marca de 20 mil visitantes brasileiros. Para 2012, de acordo com a diretora, a meta é atingir um crescimento de 15%. “Queremos chegar aos 26 mil turistas brasileiros”, anunciou Ana Maria.
Em busca desse resultado, o Aruba Tourism investirá em campanha de incentivo e cooperada com os operadores brasileiros, em concursos culturais e em divulgação em mídias institucionais. “Fizemos recentemente um concurso em parceria com a Trip Linhas Aéreas e no mês que vem iremos iniciar uma nova ação. O acordo será feito em conjunto com uma bandeira de cartão de crédito”, adiantou Ana Maria, mencionando ainda que na semana que vem, ela se reúne com representantes de operadoras para o planejamento de uma campanha global de incentivo. Na ocasião, será definida a mecânica da iniciativa. “Pensamos em desenvolver um hotsite”, disse. Hoje, 31 operadoras brasileiras comercializam o destini Aruba. Este ano, entraram ao grupo as empresas Calcos, SoftTravel e Flytour Viagens.
Leila Melo