
A American Express Travel divulgou suas tendências globais de viagens para 2025, revelando as motivações que impulsionam os viajantes neste ano e destacando mudanças crescentes, como o uso de IA generativa. O relatório anual mostrou que os viajantes estão atrás de lembranças memoráveis, planejando viagens em família, maximizando recompensas de cartão de crédito e usando tecnologia. A pesquisa, baseada na entrevista com mais de 8 mil pessoas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão, México e Índia, que ganham pelo menos US$ 50 mil (cerca de R$ 300 mil) por ano e viajam pelo menos uma vez anualmente, descobriu que:
- 77% dos entrevistados planejam fazer o mesmo ou mais viagens internacionais este ano;
- 75% dos entrevistados da geração Y e da geração Z disseram que é gratificante usar pontos de cartão de crédito para reservar viagens, em comparação com 62% da geração X e dos baby boomers;
- 70% dos entrevistados da geração Y e da geração Z disseram que gostam da viagem tanto quanto do destino, como em um trem de luxo ou cruzeiro;
- 60% dos entrevistados planejam reservar uma viagem em torno de entretenimento ou esportes;
- 59% dos entrevistados planejam fazer de uma a três viagens internacionais este ano, enquanto 74% disseram que planejam fazer de uma a três viagens nacionais.
“Os viajantes, especialmente a geração Y e a geração Z, estão motivados a reservar viagens significativas e bem pensadas este ano”, disse a presidente da empresa, Audrey Hendley .
A viagem familiar surgiu como um tema de 2025 na pesquisa, com 81% dos entrevistados dizendo que preferem locais com atividades para todas as idades e que sejam centrados na família. Um pouco mais da metade dos pais da geração Y e da geração Z planejam levar sua família estendida nas férias, enquanto pouco menos de um terço da geração X e dos baby boomers planejam o mesmo. Desses pais da geração Y e da geração Z, 89% citaram “tempo de qualidade” como o motivo.
Os viajantes estão cada vez mais confiando em tecnologia relacionada a viagens quando estão em movimento, por exemplo, para fazer reservas, de acordo com a pesquisa. Dos millennials e da geração Z, 83% relataram que acharam a IA generativa útil para reservas, em comparação com 64% dos Gen Xers e baby boomers. Os millennials e a geração Z disseram que a IA generativa era mais útil para recomendações de atividades, orçamento e despesas, ajuda com tradução e recomendações personalizadas de viagens.
Ao viajar, a maioria busca lojas exclusivas para encontrar souvenirs que os lembrem de sua viagem. Já para 73% dos entrevistados também é importante para eles apoiar pequenas empresas locais ao viajar.
A pesquisa da AmEx descobriu que 50% dos entrevistados planejam usar pontos de cartão de crédito para pagar viagens este ano. As entrevistas revelaram uma lacuna geracional: 61% dos millennials e da geração Z usam cartões de crédito para maximizar viagens de recompensa, em comparação com 36% da geração X e dos baby boomers.