A Azimut, instalada desde agosto de 2010 na cidade catarinense de Itajaí, anunciou um investimento inicial de R$ 200 milhões no município através da construção de um pólo náutico, que será construído ao longo dos próximos quatro anos e terá a primeira fase concluída em 2012 – em uma área de 200 mil m2.
Por enquanto, a fábrica, que começou com 20 funcionários, atua em um galpão provisório de 10 mil m2 e conta com uma equipe de 300 pessoas diretas, em sua maioria, funcionários de Itajaí e arredores. A previsão é atingir um número de mais de 1000 funcionários com o funcionamento do pólo náutico que, além da fábrica, terá uma ampla e completa gama de serviços de apoio e de lazer para atender os seus clientes.
Segundo o CEO da Azimut do Brasil, Luca Morando, apesar do potencial de mão de obra na cidade, o mercado náutico ainda é deficitário em qualificação nesse setor. Por esse motivo, uma das medidas tomadas pelo estaleiro ao longo de 2011 foi a promoção de cursos de qualificação em parceria com a Prefeitura de Itajaí, através da Feapi, Fundação de Educação Profissional e Administração Pública.