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Destinos

Bahia deve atrair 5,6 milhões de turistas neste verão

Destinos nacionais como Salvador são preferência de 34%.

Destinos nacionais como Salvador são preferência de 34%.

Ao longo do ano de 2017, a Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) realizou diversas ações, acordos e negociações para atrair mais turistas. Como resultado, direto ou indireto, a Bahia deve atrair neste verão – estação que representa 37% de todo o movimento turístico do estado – um total estimado em 5,6 milhões de turistas. A oferta de voos extras para o estado ultrapassou o dobro, passando de 1,5 mil, no verão anterior, para 3,4 mil.

Uma das medidas importantes para incrementar o turismo no estado foi a redução em maio, por parte do Governo do Estado, da alíquota de ICMS para o querosene de aviação, com o objetivo de possibilitar novos voos domésticos e internacionais para Salvador e outros municípios. Em consequência, a Setur e a empresa aérea Avianca celebraram em setembro o lançamento de um novo voo regular entre  Bogotá, na Colômbia, e Salvador.

Em outubro, foram acertados com a Latam Linhas Aéreas novos voos  internacionais, vindos de Buenos Aires e Miami para Salvador, a serem operados a partir de março e abril de 2018, respectivamente. Já no dia 7 de dezembro entrou em operação a terceira frequência da companhia aérea Air Europa, que liga Madri a Salvador. E a partir de junho de 2018 entra em operação o voo Rosário (Argentina)-Salvador. Com estes acordos, a Bahia passa a ter 26 voos internacionais por semana.

Entre janeiro e julho de 2017, a Setur, participou em 49 eventos relacionados à captação de investimentos. Nesse período foram inaugurados 39 empreendimentos turísticos,  com investimento de R$  2,04 bilhões, gerando 4,4 mil empregos diretos. Para a melhoria da infraestrutura em importantes zonas turísticas várias obras foram realizadas, como a finalização de um atracadouro em Camamu, a requalificação de uma praça em Lençóis e a primeira etapa da recuperação do Centro de Convenções de Ilhéus. Iniciadas em junho, as obras deste equipamento, que atende ao turismo de negócios no sul do estado, entraram na segunda etapa, com investimentos de cerca de R$ 300 mil.

Ações promocionais
Entre as promoções realizadas para atrair turistas ao estado destacam-se duas ações em São Paulo no início de dezembro.  A  primeira aconteceu no Aeroporto de Congonhas, que teve 12 portões de embarque revestidos com imagens de destinos turísticos baianos.  A segunda, um cortejo realizado na Avenida Paulista com 25 baianas tipicamente vestidas, percussionistas e 70 promotores, atingiu um público estimado em 25 mil pessoas.

Para melhor recepcionar o turista na Bahia, a Setur deu continuidade a seus programas de qualificação do trade turístico, como o Pronatec  e o Proqualisetur, que em 2017 chegaram, respectivamente, a 59 e 27 municípios. O primeiro abrangeu as 13 zonas turísticas do Estado, enquanto o segundo atingiu nove delas.

Já os profissionais que integram o projeto Guias e Monitores tiveram atuação destacada no Carnaval, realizando 115,6 mil atendimentos em pontos estratégicos de Salvador. A maior procura por informações foi por parte de brasileiros: baianos, paulistas, cariocas, mineiros e pernambucanos. Os argentinos foram os estrangeiros mais atendidos, com 2,5 mil registros, seguidos pelos norte-americanos, espanhóis e chilenos.

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