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Destinos / Turismo em Dados

Bahia divulga novo modelo para indicadores de desempenho do turismo

Lançamento do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia (Foto: Tatiana Azeviche)

Lançamento do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia (Foto: Tatiana Azeviche)

Através do novo modelo de divulgação dos indicadores de desempenho de atividade turística na Bahia, o Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia, os números e resultados agora estão disponíveis trimestralmente para acesso público, juntamente a uma análise dos dados divulgados, realizada por técnicos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia será divulgado trimestralmente e poderá ser acessado no Observatório do Turismo da Bahia (www.observatorio.turismo.ba.gov.br). A primeira edição do boletim já está disponível e apresenta dados como o crescimento da arrecadação do imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

O item foi destacado por Walter Pinheiro como um ótimo indicador para a economia do turismo e do estado. “No terceiro trimestre de 2019, a Bahia recolheu R$ 1,8 bilhão em atividades características do turismo. O valor arrecadado é 12,7% superior ao mesmo período de 2018. Obter esses dados em um tempo mais curto, sem a necessidade de aguardar grandes anuários, é uma grande vantagem para o setor”, disse Pinheiro.

Outro dado positivo do turismo no estado é o aumento do consumo de energia elétrica por empreendimentos turísticos. O segmento registrou expansão de 2% no terceiro trimestre, na comparação com igual período do ano anterior, mantendo tendência de crescimento. Esse desempenho foi influenciado principalmente pelos resultados do setor hoteleiro.

Para o futuro, estudo será realizado entre 2020 e 2021, com pesquisas em diversos destinos do estado para levantar informações como fluxo turístico, gasto médio, perfil e hábitos de consumo dos visitantes, entre outras. Segmentos, como o turismo religioso, e grandes eventos, como Carnaval e São João, também estarão contemplados na pesquisa.

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