A Bahia lança hoje (06/01) o edital de licitação para a concessão de uso dos três Centros de Convenções; atualmente administrados pela Bahiatursa; nas cidades de Salvador; Ilhéus e Porto Seguro.
Segundo o diretor de Administração e Finanças da Bahiatursa; Celso Zallio Coelho; os três centros dão ao Governo do estado um prejuízo de R$4 milhões. “Os equipamentos se tornaram espaços para eventos locais; mas estão sendo subutilizados; não atendem ao objetivo principal que é desenvolver o turismo de negócios. Além disso; com a concessão de uso; o governo deixa de ter despesas com a manutenção e ainda passa a ganhar com a anuidade que será paga pela empresa vencedora; estimada inicialmente em R$2;45 milhões”; destacou.
A gestão de centros de eventos por empresas privadas é um modelo comum no Brasil; como o RioCentro; no Rio de Janeiro; administrado pela GL Events. “Essas empresas investem muito na modernização dos equipamentos; permitindo assim que se tornem mais competitivos em termos de mercado. A Bahia figura o 3° lugar no ranking nacional em realização de eventos e acreditamos que a concessão de uso vai ajudar bastante na manutenção dessa liderança”; conclui a presidente da Bahiatursa; Emilia Salvador Silva.
No dia 9 de fevereiro; às 10h30; no CCB de Salvador; será feita a abertura dos envelopes das empresas interessadas em gerir os equipamentos. A concessão será intransferível e válida por 15 anos; podendo ser renovada uma única vez por mais 15 anos.