
Há menos de um ano; Barbados recebia em média 500 brasileiros por ano. Com o voo direto semanal partindo de Guarulhos; São Paulo; desde junho de 2010; esse número aumentou 300% nos primeiros seis meses de operação; é o que explica Fernanda Varella; da Global Vision Acces e representante da Barbados Tourism Authority no Brasil. “A expectativa é recebermos cerca de 600 turistas brasileiros por mês”; disse. O anúnico foi feito durante uma visita a sede paulista do MERCADO & EVENTOS. As executivas foram recepcionadas pelo Diretor de Projetos Especiais; Juan Torres.
Com o aumento de turistas brasileiros; a rede hoteleira da região está se adaptando e se preparando para este público. “Alguns hotéis já oferecem funcionários que falam português; e muitos outros têm seus funcionários aprendendo a língua”; diz Fernanda. Além disso; universidades já estão oferecendo cursos de intercâmbio para estudantes que queiram aprender a língua inglesa. Há também um intercâmbio intensivo na área de saúde programado para julho com estudantes da Universidade Federal do Pará.
Para incentivar ainda mais o turismo na ilha caribenha; o governo local está com um programa de incentivo chamado “Take me to Barbados” para operadores do mundo todo que reservarem o destino até 27/05 para viagens até 15/12. No programa; o pacote de sete noites sai pelo preço de cinco em 35 hotéis; o que pode representar um desconto de até U$1 mil dólares.
De acordo com Fernanda Varella; a média de tempo que os turistas passam em Barbados é duas semanas. Isso ocorre porque; além de não necessitar visto; o local oferece hotéis para todos os bolsos; uma gastronomia regional e internacional muito desenvolvida; turismo de aventura e esportivo – a ilha recebe muitos torneios e competições internacionais; além de uma boa estrutura portuária. “Muitas pessoas vão para Barbados e no meio da viagem embarcam em cruzeiros; e depois retornam à ilha”; completa.
Uma ação de incentivo; desta vez promovida no Brasil pela Barbados Tourism Authority é a chamada “Turista Secreto”. Nela; vendedores que ao receberam a ligação secreta promocional e indicarem Barbados como destino no Caribe podem ganhar prêmios.
“Estamos na quinta semana da promoção; estamos recendo um feedback muito bom; é um incentivo mesmo aos vendedores do destino”; explica Juliana Inafuku; da OneWG. Além desta; uma campanha destinada ao público final está em divulgação no Shopping Cidade Jardim; em São Paulo. “É um projeto para o consumidor final e formador de opinião”; completa.
Mais informações sobre Barbados; como pacotes; roteiros e até um guia online pode ser encontrado no site www.visitebarbados.com.
Fernanda Varella, Visite Barbados e Juliana Inafuku, OneWG