Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Belo Horizonte oferece city tours gratuitos na comemoração dos 120 anos

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Perceber e reconhecer Belo Horizonte, fortalecer o vínculo com a cidade, saber de sua história e curiosidades. Esses são alguns dos objetivos dos city tours oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em comemoração ao aniversário de 120 anos da capital mineira. As primeiras saídas ocorreram entre os dias 1º e 3 de dezembro. Os passeios gratuitos pelos atrativos de Belo Horizonte acontecem novamente nesse fim de semana, de sexta-feira (8/12) a domingo (10/12), e as inscrições podem ser feitas neste link: http://www.pesquisabelotur.com.br/citytour/. São 40 vagas disponíveis por roteiro.

Para o presidente da Belotur, Aluizer Malab, é muito importante que o belo-horizontino conheça bem sua cidade. “Belo Horizonte é uma cidade jovem, com apenas 120 anos, uma das primeiras capitais planejadas do país. Promover o acesso de cidadãos aos nossos atrativos, com o acompanhamento de guias turísticos profissionais, é uma das principais maneiras de promover nossa cidade”, comenta Malab.

Na sexta-feira, pela manhã, o roteiro oferecido é o ‘Museus e espaços de cultura’. O Museu de Artes e Ofícios (MAO), primeiro museu brasileiro sobre o trabalho, é o primeiro destino. De lá, o ônibus segue para o Museu Histórico Abílio Barreto, que abriga o casarão-sede da Fazenda do Córrego do Leitão, do antigo Curral Del Rei, de 1883. Lá, os participantes terão informações sobre a construção da cidade que viria a ser a capital de Minas Gerais.

À tarde, os inscritos vão conhecer os principais atrativos do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A obra-prima leva a assinatura de importantes nomes da arquitetura e das artes como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, e é o principal cartão-postal da cidade.

Já no sábado, o tour passa pela Praça da Liberdade, onde está o Circuito Cultural Liberdade, maior conjunto integrado de cultura da América Latina. Depois de visitas aos museus que ficam no entorno da praça, os participantes seguem para a Savassi, uma das regiões mais prestigiadas de Belo Horizonte, com grande número de bares e comércios.

No domingo pela manhã, o city tour leva os participantes para o Cemitério do Bonfim, que abriga inúmeras obras de arte de diferentes estilos e épocas. A visita aborda a história do cemitério relacionando-a com a de BH, a partir da apresentação dos túmulos de personalidades, das obras de arte instaladas em alguns deles e por meio de casos curiosos.

Receba nossas newsletters