Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Bonito (MS) já opera com mais de 90% dos passeios depois das chuvas

Piscinas da Cotia Foto de Valter Patriol - H2O Ecoturismo e Eventos

Piscinas da Cotia (Valter Patriol/H2O Ecoturismo e Eventos)

As fortes chuvas que caíram em Bonito e região, na semana passada, com recordes em volume de água, paralisaram momentaneamente a maioria dos passeios, mas, nesta quinta-feira (9), mais de 80% dos atrativos e 90% das atividades de ecoturismo estão operando regularmente. A informação oficial foi repassada pela secretaria municipal de Turismo e pelo trade.

Em fevereiro, choveu 495 milímetros em Bonito, superando o recorde (290 milímetros) no mesmo período, no ano de 2018.  Ano em que a cidade foi bastante impactada com as chuvas.  De lá para cá, vários planos de manejo foram implementados, um trabalho intenso realizado pelos atrativos, órgãos governamentais, trade e organizações não-governamentais, como o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena).

“O impacto foi muito grande, mas conseguimos voltar a operar mais rápido”, informou Bruno Leite, diretor-executivo do Parque Ecológico Rio Formoso. Os atrativos que ainda estão fechados, já estão com volume de água e transparência normalizados, no entanto sofreram grande impacto nas estruturas de trilhas e deck e optaram por finalizar a manutenção dos espaços antes de retomar a atividade turística. Mas, estima-se, que mais de 90% dos passeios estão em funcionamento às vésperas do fim de semana.

Segurança é prioridade – Os empresários Bruno Leite e Kassilene Cardadeiro (H20 Ecoturismo) explicaram que “Bonito amanheceu com céu limpo e sol forte”, não há previsão de chuvas e os rios estão recuperando suas águas cristalinas. “O fechamento de alguns atrativos não é motivado pelo turvamento dos rios, mas, pincipalmente, por questões de segurança dos turistas”, esclareceu Kassilene.

“Temos que ter parâmetros para reabrir uma atividade de ecoturismo, por excesso ou falta de água, e em alguns trechos os rios ainda mantém uma correnteza muito forte”, acrescentou Bruno. “A segurança e a qualidade dos serviços são prioridades para nós, por isso Bonito é uma referência e tem o reconhecimento mundial. O sistema de reservas (voucher) garante os direitos do turista, que pode remarcar seu passeio, se programar com tranquilidade.”

Receba nossas newsletters